O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou fiscalização em fábricas de bebidas e encontrou irregularidades na produção de sucos, néctares, vinagre, vinho, aguardente, cachaça e água de coco. Ao todo, foram recolhidos 200 mil litros de bebidas.
Entre as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização estavam: adição de açúcar de cana não autorizado ou acima dos limites; diluição com água excessiva; uso de corantes para mascarar produto; propaganda irregular; transporte das bebidas em condições irregulares. Três fábricas foram fechadas
Foram apreendidos 65 mil litros de água de coco; 64 mil litros de vinagre balsâmico; 64.800 litros de refrigerante de fruta; 20.600 quilos de suco concentrado; 10.156 quilos entre suco desidratado, preparador sólido, extrato e aromas de sabores de diversas frutas; 4.554 litros de aguardente de cana; 2.689 litros de vinho tinto.
O Mapa tomará as medidas legais com as empresas, podendo incluir multas, interdição das instalações, cassação do registro de produtos e estabelecimentos e até mesmo processos criminais. O órgão alerta os consumidores a ficarem atentos a produtos com preços muito destoantes da concorrência.
Qualquer suspeita de irregularidades deve ser denunciada junto aos órgãos competentes.