Os guias “Dicas para atender bem turistas idosos”, “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+" e “Dicas para atender bem turistas com deficiência” foram atualizados. As três publicações têm o objetivo de promover um turismo inclusivo a todos.
As cartilhas estão disponíveis
A iniciativa faz parte das ações de Turismo Responsável para atender à Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008) que pretende democratizar o acesso. Com a revisão dos conteúdos, as publicações trazem orientações para ajudar os profissionais do setor a oferecem experiências turísticas mais seguras e prazerosas aos viajantes, além de dicas práticas para melhor atender a cada público.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, afirma que essa atualização faz parte da estratégia para os primeiros 100 dias do governo, com priorização da inclusão e da acessibilidade. “Nossa atuação teve como meta garantir que o turismo, de fato, seja para todos.”
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav–Nacional), Magda Nassar, avaliou a reedição dos guias. “A Abav acredita em iniciativas que capacitem toda a cadeia do turismo para atender segmentos e, também, atender melhor no geral. A hospitalidade e o cuidado devem sempre estar nas relações entre as partes desse mercado.”
Pedro Kempe, operador de turismo no Paraná voltado ao segmento religioso — que tem, sobretudo, viajantes idosos — gostou da cartilha para qualificar os profissionais do setor. “Para nós, que trabalhamos com idosos, toda informação e boa prática ajuda a atendermos cada vez melhor aos clientes, sermos mais inclusivos, respeitosos e aptos. Isso vai, com certeza, nos tornar cada vez melhores e mais profissionais.”
Turistas LGBTQIA+
O Ministério do Turismo explica que o guia “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+" traz conteúdos atualizados sobre legalidade e conceitos básicos de identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. A cartilha ainda alerta que, no Brasil, a discriminação a pessoas LGBTQIA+ é crime e pode ser igualada à prática de racismo, conforme decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal.
Uma dica do guia é tratar a pessoa de acordo com o gênero com o qual ela se identifica e não pelo sexo de nascimento. O material ensina que trans e homossexualidade não são doenças, que respeito e educação são a base de qualquer relação e que devem ser evitadas expressões, gírias e piadas que possam soar pejorativas.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a comunidade LGBTQIA+ responde por 10% do total de viagens realizadas todos os anos e é responsável por 15% da renda gerada pelo setor. Levantamento realizado em 2017 pela Out Leadership, associação internacional de empresas voltadas ao público homoafetivo, mostra que o potencial de compra desse público no Brasil é de R$ 419 milhões por ano. No mundo, o segmento é responsável por US$ 3 trilhões ao ano.
Turistas idosos
Para os turistas idosos, a atualização do guia ressalta que, ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa. O material lembra que esse público tem horários e datas flexíveis, e pode aproveitar e desfrutar de vários roteiros. “Com o envelhecimento da população, a pessoa idosa torna-se cada vez mais plural.”
A publicação informa sobre infraestrutura apropriada e adequação de ambientes e sinalização correta para que as pessoas idosas aproveitem, por completo, a experiência turística. Entre as dicas práticas do guia estão a reserva de assentos preferenciais, a oferta de filas preferenciais, o estímulo ao convívio intergeracional sempre que possível e sinalização de fácil visualização e com cores fortes.
Turistas com deficiência
A publicação “Dicas para atender bem turistas com deficiência” aborda temas como acessibilidade, ética e responsabilidade social, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo e respeito às diferenças. São exemplos práticos de desenho universal que devem ser seguidos pelos estabelecimentos prestadores de serviços hoteleiros: portas com vão livre de pelo menos 80 cm de largura, maçaneta do tipo alavanca e balcão de atendimento com alturas diferenciadas.