A Lua cheia da próxima quinta-feira (6) é conhecida como ''Superlua Rosa’’ e pode ser vista por todo o Brasil. Neste dia, o astro vai ficar mais brilhante e parecer maior do que o habitual. As informações são da Nasa, a agência espacial americana.
Durante as três noites em que ficará na fase cheia, a Lua vai chegar próximo ao perigeu, o ponto em que fica mais perto da Terra. Por isso, na “Quinta-feira Santa” o satélite natural parecerá maior e com brilho mais forte.
Para os cristãos, esse dia é considerado a Quinta Pascal, três dias antes da Páscoa. O feriado cristão acontece no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da primavera no Hemisfério Norte, por isso a cada ano a data comemorativa cai em um dia diferente.
O termo “Superlua Rosa” não é utilizado no meio acadêmico, o que não significa que está errado. Porém, tornou-se popular por referir-se, justamente, a quando as rosas começam a desabrochar no norte nos Estados Unidos. Apesar do “nome de batismo” o fenômeno não muda a percepção da cor da Lua para quem a observa.