O prazo para declaração do Imposto de Renda (IR) 2023 começou na última semana e se estende até 31 de maio. A data final para o envio do documento é a mesma do início do pagamento da restituição do IR pela Receita Federal.
Em 2023, os contribuintes vão receber a restituição em cinco lotes, a partir de 31 de maio. O segundo lote passa a ser liberado em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 31 de agosto e o último em 29 de setembro.
Novidades na restituição do IR 2023
Uma das mudanças na restituição do IR, aplicada a partir deste ano, garante uma vaga na lista de prioridade. Contribuintes que optarem por receber via Pix, ou que fizerem a declaração pré-preenchida, entram na lista de prioridade. As modalidades de restituição estão disponíveis para todos os contribuintes desde 2022.
No caso da restituição pelo Pix, a chave para a devolução do dinheiro precisa ser o CPF. Para a declaração pré-preenchida, o modelo pode ser acessado através do portal
Apesar da mudança, a lista de contribuintes com prioridade garantida por lei segue a mesma. Idosos com idade igual ou superior a 80 anos; idosos com mais de 60 anos; contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.