Começam nesta sexta-feira (12) as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores, um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos totalmente gratuito. O programa é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano e coordenado, no Brasil, pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América.
Podem se inscrever estudantes do ensino médio da rede pública que tenham excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social. É o que explica a cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ôrdones: “Estamos buscando 50 jovens. É preciso ter boas notas, mas também um projeto de impacto social e ser envolvido na sua comunidade”.
À Itatiaia, Ôrdones ressalta que um dos principais objetivos do projeto é incentivar as habilidades dos estudantes. “Este é um programa de várias temáticas, uma delas o voluntariado e poder desenvolver habilidades de liderança e experimentar a vida dos estudantes americanos, como é a vida de uma família dos Estados Unidos, e também visitar várias cidades dos Estados Unidos, como a capital, Washington DC”, explicou.
Para conseguirem uma vaga, muitos alunos se inscrevem diversas vezes no programa. Ôrdones contou que sempre se encanta com a motivação dos adolescentes selecionados: “Tem uma jovem que mora numa comunidade muito pequena com sua avó e aprendeu inglês sozinha na internet. Me impressionou sua confiança em si mesma”.
Quem quiser se inscrever pode entrar no site do Jovens Embaixadores ou acessar suas redes sociais, @embaixadaeua. Todos os custos são pagos pelo Departamento de Estado dos EUA, com exceção da taxa para a emissão do passaporte brasileiro.
Sobre o programa
O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 com o objetivo de incentivar estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública que se destacam em suas comunidades pela atitude positiva, capacidade de liderança e espírito empreendedor.
Após o preenchimento do pré-cadastro, os jovens selecionados devem completar um formulário de inscrição online e anexar os documentos comprovando todos os pré-requisitos. Se os documentos forem aprovados, o candidato deve realizar um exame escrito em inglês. Quem possuir as melhores notas passa para a próxima etapa, uma entrevista oral em inglês.
Os candidatos com a maior somatória geral de pontos passam por uma análise de um comitê formado por representantes da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, que selecionam os próximos Jovens Embaixadores. Dependendo da análise do comitê, o candidato pode receber uma visita da coordenação do programa em sua residência.
Os principais pré-requisitos são: ter nacionalidade brasileira, ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa e ser aluno do ensino médio da rede pública brasileira. O candidato também não pode ter viajado para os Estados Unidos anteriormente e precisa comprovar baixa renda.
Com informações do repórter Júnior Moreira