Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Vôlei: medalhista olímpica revela como influenciou ida de Julia Kudiess ao Gerdau Minas

Central de 22 anos é detaque no clube mineiro e na Seleção Brasileira

Julia Kudiess, central do Minas

Medalhista olímpica com a Seleção Brasileira, a ex-jogadora Leila contou ter sido fundamental no início da carreira da central Júlia Kudiess, hoje destaque do Gerdau Minas e da Seleção Brasileira. Em entrevista ao podcast Basticast, Leila revelou que intermediou o primeiro contato da central com o clube minastenista.

Leia contou que tinha uma relação muito próxima com a família de Júlia quando eles ainda moravam em Brasília. A ex-jogadora revelou que notou potencial em Julia e seus irmãos, Laura e Bernardo, e sugeriu que eles se dedicassem ao vôlei.

“Eu e o Emanuel (marido) sempre fomos muito próximos dos pais da Julia. A Gerusa, mãe dela, sempre foi muito apaixonada por vôlei. E ela tinha em casa três filhos incríveis. Na hora que eu bati o olho nos três, a Laura, a Julia e o Bernardo, eu falei: o que é isso? E ela disse que eram seus filhos. Perguntei se gostavam de vôlei, ela disse que eles amavam”, relembrou a ex-jogadora.

Os três irmãos começaram então a praticar o esporte no colégio. Quando eles apresentaram evolução na prática da modalidade, Leila sugeriu fazer contato com o Minas para que as crianças fizessem testes.

“Quando eles começaram a desenvolver, chegar num ponto que teria que sair de Brasília, eu perguntei para a Gerusa se ela queria que eu ligasse para o Minas para eles fazerem um teste. E ela topou”, contou a ex-jogadora.

Laura, irmã de Julia, foi a primeira a passar no teste. Com a aprovação, a família Kudiess se mudou para Belo Horizonte. Depois, Julia também foi aceita no clube da Rua da Bahia. Atualmente, apenas Julia segue atuando como atleta.

Confiante, Leila afirmou que Júlia é “determinada” e projetou um grande ciclo olímpico para a central do Minas.

“Hoje a Julia está voando. Ela sempre foi muito determinada. Tenho certeza que ela vai arrebentar em Los Angeles”, afirmou Leila.

Júlia revela inspiração em Leila

O carinho entre Leila e Júlia é mútuo. Em entrevista, a central minastenista revelou que escolheu a camisa de número 8 para homenagear a ex-jogadora.

“Então, eu jogava em Brasília, minha mãe é amiga íntima da Leila e aí eu ainda menina falei que ia ser a 8 por conta da Leila”, contou a atleta em meio a sorrisos.

Julia chegou ao Minas na temporada de 2017/18 para compor a equipe sub-17. Antes de se firmar no elenco principal minastenista, a central teve uma vrebe passagem pelo Mackenzie. A jogadora passou a disputar jogos no time profissional na temporada 19/20.

Leila

Atualmente com 54 anos, Leila iniciou a carreira no vôlei em 1988, no Minas. A atleta também tem passagens por Flamengo, Nestlé (time da cidade de Sorocaba, em São Paulo) e Bradesco (antigo time da cidade de Osasco).

Entre as principais conquistas de Leila estão o bronze olímpico conquistado em Atlanta 1996 e o bronze da Olimpíada de Sydney 2000. A ex-atleta também tem quatro títulos nacionais de vôlei.

Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte