A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou, nesta terça-feira (12), que a seleção do Vietnã está desclassificada do Mundial Feminino Sub-21 por infringir o Artigo 12.2 do Regulamento Disciplinar da FIVB de 2023.
Segundo a entidade, a seleção do Vietnã inscreveu uma atleta inelegível para a disputa do campeonato. A decisão foi tomada após investigação conduzida pela própria FIVB.
Em nota, a federação não citou o nome da jogadora e não entrou em detalhes sobre o motivo exato que fez a atleta ser considerada inelegível.
A punição imediata foi a suspensão da equipe vietnamita do torneio. Além disso, a FIVB decretou derrota para o Vietnã em todas as partidas em que a atleta participou na competição.
“Como resultado, e de acordo com os Artigos 13.5.2 do Regulamento do Evento e 14.4 do Regulamento Disciplinar, o Subcomitê do Painel Disciplinar da FIVB decidiu que as partidas da seleção vietnamita nas quais o jogador participou serão perdidas e o jogador será desqualificado do Evento com efeito imediato”, escreveu a entidade em nota.
A FIVB encaminhou o caso para o Painel Disciplinar a fim de determinar as possíveis punições para a jogadora. A atleta pode ser afastada de competições oficiais por até dois anos.
Com a eliminação do Vietnã, quem avança às oitavas de final do Mundial Sub-21 é o Porto Rico.