Técnico do Vôlei Renata há nove temporadas, Horacio Dileo foi anunciado nesta sexta-feira (14) como novo técnico da Argentina para o ciclo olímpico dos Jogos de Los Angeles-2028. Ele terá dupla função, já que continua no comando do projeto campineiro. A estreia como substituto de Marcelo Méndez será ano que vem, no Sul-Americano.
“Estou muito orgulhoso em assumir esse desafio e me sinto honrado em comandar a seleção de meu país. Para mim, continuar o trabalho de Marcelo Mendez é uma responsabilidade e um desafio enorme”, comentou o treinador campineiro.
“Marcelo, para mim, é um cara insubstituível. É o tipo de pessoa que marca uma diferença em todos os sentidos, mas meu compromisso é manter esse caminho que construímos durante os últimos anos. Temos objetivos claros e sabemos que eles só poderão ser conquistados por uma trilha: o trabalho”, acrescentou.
Ex-levantador, Horacio dirigiu times de formação da Seleção Argentina, tanto masculino quanto feminino, durante os anos 90. Em 2019, retornou ao quadro nacional como assistente-técnico e braço direito de Marcelo Mendez no comando da Argentina.
Entre 2019 e 2021, Dileo conquistou, como técnico, o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e foi assistente na conquista histórica da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Retornou, em 2025, a pedido de Mendez, para a disputa da VNL e do Campeonato Mundial.