Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira, convocou, nesta segunda-feira (11), 16 atletas para treinos preparatórios de olho no Campeonato Mundial de Vôlei Masculino. A competição será realizada nas Filipinas entre os dias 12 e 28 de setembro.
Dos 16 jogadores selecionados pelo treinador, 14 se apresentam ainda nesta segunda-feira no Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema Enel Brasil, em Saquarema, Rio de Janeiro.
Convocados por Bernardinho para treinos preparatórios
- Opostos: Alan, Chizoba e Darlan
- Levantadores: Brasília e Cachopa
- Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lucarelli, Lukas Bergmann e Maicon*
- Centrais: Flavio, Judson, Matheus Pinta e Thiery*
- Líbero: Maique
Maicon e Thiery foram convocados, mas integram a Seleção Brasileira na disputa do Pan-Americano Júnior, no Paraguai. Com isso, os atletas serão observados durante a competição.
O central Geovane Kuhnen, que está na lista inscritos para o Mundial, foi convidado para integrar o grupo durante os treinamentos em Saquarema.
Brasil no Campeonato Mundial de Vôlei
A Seleção Brasileira está no grupo H do torneio e enfrentará China, República Tcheca e Sérvia, respectivamente, na primeira fase. A partida de estreia será realizada no dia 12 (sexta-feira), às 10h (de Brasília).
Retrospecto do Brasil no Mundial Masculino de Vôlei
O Brasil conquistou o Mundial Masculino de Vôlei em três oportunidades: 2002, 2006 e 2010. Além disso, a equipe brasileira ficou com o vice-campeonato nas edições de 1982, 2014 e 2018.
O país é o terceiro maior vencedor da competição ao lado da Polônia. Rússia, com 12 títulos, e Itália, com quatro, estão à frente do Brasil no ranking de maiores campeões do Mundial Masculino.
Na última edição do torneio, em 2022, a Seleção ficou com a medalha de bronze após superar a Eslovênia, por 3 sets a 1, na disputa de terceiro lugar.