A central Julia Kudiess está oficialmente de volta à Seleção Brasileira de Vôlei. A atleta do Gerdau Minas, formada nas categorias de base do clube, foi convocada pelo técnico José Roberto Guimarães para um período de treinos em Barueri (SP), preparação que antecede a disputa da Liga das Nações (VNL), marcada para começar em junho.
A convocação representa um capítulo especial na trajetória da jogadora, que em maio de 2024 sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, além de uma microfratura no platô tibial, durante um confronto entre Brasil e Sérvia, válido justamente pela VNL.
A gravidade da lesão afastou Julia das quadras, obrigando-a a passar por cirurgia e a ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Paris. O retorno ao alto rendimento aconteceu em janeiro de 2025, em partida da Superliga Feminina contra o Brasília Vôlei, na Arena UniBH, em Belo Horizonte.
Desde então, Julia reencontrou seu ritmo de jogo e foi peça importante na campanha do Gerdau Minas até a semifinal da principal competição do vôlei nacional.
Felicidade por retorno
Agora, com a camisa da Seleção novamente no corpo, Julia expressa gratidão e motivação redobrada. “Voltar para a seleção é motivo de muito orgulho. Eu sou muito feliz aqui e, dessa vez, tem um gostinho diferente. Hoje volto com muita vontade e determinação para dar o meu melhor e ir muito longe com a camisa da seleção brasileira”, declarou a central.
Com o retorno confirmado, Julia se junta às atletas já convocadas para iniciar os trabalhos em Barueri. A Seleção Brasileira fará sua estreia na VNL no dia 4 de junho, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, diante da República Tcheca. O torneio ainda contará com etapas na Turquia e no Japão, com a fase final prevista para a Polônia, entre os dias 23 e 27 de julho.