Foi com bastante emoção, mas o Gerdau Minas quebrou a maldição na Supercopa de Vôlei Feminina. A equipe de Belo Horizonte bateu o Praia Clube por 3 sets a 2 e conquistou o título da competição pela primeira vez. As parciais foram de 25/19, 24/26, 25/22, 21/25 e 15/12.
O Minas viu em Peña o grande destaque da partida, com 20 pontos. Pelo lado do Praia, a russa Sofya Kuznetsova fechou com 28 pontos. A dominicana minas-tenista Peña foi eleita a melhora atleta do jogo.
Agora, as equipes voltam à quadra pela Superliga Feminina. O Praia Clube, atual campeão, abre a competição no dia 7 de novembro (terça-feira) contra o São Caetano, em Uberlândia. O Gerdau Minas fará sua estreia no dia 9 (quinta-feira) diante do Blumenau, na Arena UniBH, em Belo Horizonte.
O jogo
O Gerdau Minas entrou no jogo com uma atitude diferente da partida contra o mesmo adversário pela final do Campeonato Mineiro, na última terça-feira (31). Mais concentradas, o time não deixou o Praia Clube abrir vantagem, e o jogo seguiu parelho.
A equipe minas-tenista abriu vantagem depois do 7 a 7. O time fez quatro pontos consecutivos e obrigou Paulo Coco, técnico do Praia, a pedir tempo. O time de Uberlândia não conseguiu se reencontrar no set, e o Gerdau Minas seguiu no comando do placar. No fim, vitória do Minas por 25 a 19.
A segunda parcial foi equilibrada. Gerdau Minas e Praia alternaram momentos na liderança do set - com o Minas se sobressaindo nos momentos finais. No ponto do set, Julia Kudiess fez o bloqueio, mas o ponto foi anulado. A saia da jogadora tocou a rede. Na sequência, o Praia se recuperou e virou a parcial em 26 a 24.
O time de Belo Horizonte se recuperou no terceiro set. O Gerdau Minas liderou o set do início ao fim. O Praia, com muitas mudanças ao longo do jogo, tentou melhorar a recepção, mas sem sucesso. Com boa atuação de Pri Daroit, o Minas fechou o set em 25 a 22.
O quarto set foi a parcial mais equilibrada do jogo até então. Nenhuma equipe conseguiu construir liderança até o 15 a 15. A ponteira Sofya Kuznetsova, então, apareceu e passou a ser essencial para o time do interior. Com um excelente aproveitamento no ataque, o Praia abriu vantagem no final da parcial. O time do interior fechou em 25 a 21.
No set de desempate, o Minas chegou a abrir vantagem de 8 a 4, mas viu o Praia encostar e diminuir a vantagem para um ponto em 8 a 7. O jogo seguiu parelho até o Minas crescer na reta final e fazer 13 a 10. A partir daí, o clube trocou pontos até fechar em 15 a 12.