Único líbero convocado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Maique quer aproveitar a competição continental para ganhar pontos na disputa por uma vaga na convocação para os Jogos Olímpicos de 2024. O jogador do Minas é frequentemente convocado para as competições internacionais ao lado de Thales, mas apenas um atleta da posição vai para Paris.
Um dos mais experientes com a camisa da Seleção Brasileira entre os convocados para disputar o evento continental, no Chile, o atleta assume a responsabilidade de ser um dos líderes do elenco. O Brasil não conquista a medalha de ouro no Pan desde 2011, em Guadalajara.
“Meu primeiro Pan. Estou muito feliz de ter essa oportunidade. Vou ser o líbero titular. É uma oportunidade estar ali com a camisa da Seleção Brasileira, liderar, comandar. Tenho a responsabilidade de estar liderando. O Pan é uma mini-olimpíada, então é um teste para ver como vai ser Paris. Estou trabalhando e buscando essa vaga, que é realizar o sonho de jogar uma Olimpíada. O Pan é uma referência para mim. Estou feliz e empolgado para disputar essa competição”, disse.
Convocado para a Seleção Brasileira principal desde 2018, Maique esteve na briga para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas foi preterido por Thales. Apesar da disputa acirrada com o atleta mais experiente, o jogador do Minas mantém otimismo pela convocação.
“Eu sempre fui muito confiante e otimista. É o meu trabalho. Sei o quanto eu me dedico, me entrego pelos meus objetivos. Tenho bastante expectativa, mas tento não aumentar muito para não me frustrar. Sei que depende do meu trabalho”, disse.
“Mas também é sobre as escolhas que as outras pessoas vão fazer. Eu foco cada dia mais no meu trabalho, tentando ser um Maique melhor que ontem. O resto é consequência, mas nem tudo é sobre mim. São escolhas. Não sei quem vai ser o técnico, mas espero que ele veja meu trabalho e me escolha como a opção de ir para Paris”, completou.
Após a saída de Renan Dal Zotto após a conquista da vaga olímpica, a Confederação Brasileira de Vôlei ainda não anunciou o novo treinador. Auxiliar, Juba será o comandante do time durante o Pan de Santiago.