Em partida válida pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro de Vôlei, o Cruzeiro venceu o Minas por 3 sets a 0 (28/26, 25/22 e 27/25) na noite deste sábado (14). O clássico foi disputado no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem, casa do time celeste.
Para a partida contra o principal rival, a equipe celeste não pôde contar com Filipe Ferraz. Com um quadro de lombalgia, o treinador não ficou no banco de reservas ao longo do duelo. O auxiliar Beto Martelete foi o responsável por comandar os atletas. López foi poupado no primeiro set, mas foi acionado nas parciais seguintes. Os experientes Wallace e Lucão foram destaques mais uma vez.
Com a vitória no clássico, o Cruzeiro encerrou a primeira fase do Campeonato Mineiro de forma invicta. Primeiro colocado, o atual campeão da Superliga aguarda a realização dos últimos jogos para saber quem será o adversário na semifinal.
Do outro lado, o Minas ainda pode perder a segunda colocação para o Araguari, mas também está garantido na semifinal do Campeonato Mineiro. Na derrota para o rival, o técnico Guilherme Novaes promoveu a entrada de Gustavo Orlando como titular na vaga de Murilo Radke. Recuperado de lesão, Isac foi o principal destaque dentro de quadra.
As
Segundo a FMV, os jogos que vão definir os finalistas ocorrerão na sexta-feira (20), às 18h30 (de Brasília) e às 20h30 (de Brasília). Já no sábado (21), às 17h (de Brasília), duas equipes vão disputar o terceiro lugar. A decisão será também no sábado (21), às 19h (de Brasília).
Equilíbrio no primeiro set
Mesmo fora de casa, o Minas começou melhor a partida e conseguiu boa arrancada no início da partida, contando com alto aproveitamento no bloqueio. Os minastenistas conseguiram abrir 7 a 1. Com o apoio do torcedor, o Cruzeiro conseguiu a virada ainda na metade do set, que seguiu equilibrado até a reta final.
O Minas teve duas boas oportunidades para fechar a primeira parcial quando teve 24 a 23, 25 a 24 e 26 a 25 no placar, mas pecou em defesas relativamente fáceis e desperdiçou as chances. Com boa passagem de Vaccari no saque, os donos da casa fecharam a primeira parcial por 28 a 26 com ataque de Wallace.
Domínio cruzeirense
Ao contrário do que aconteceu no primeiro set, o Cruzeiro conseguiu dominar o placar desde os primeiros pontos do segundo set. A entrada de López na vaga de Vaccari deu mais força para o ataque celeste pelas extremidades.
Apesar das mexidas do técnico Guilherme Novaes, que promoveu as entradas de Austin e Paulo nas vagas de Renan e Sánchez, o Minas não conseguiu tirar a vantagem dos adversários. Com rede de Lucas Loh, o Cruzeiro fechou a segunda parcial por 25 a 22.
Mais uma virada
Com Paulo mantido como oposto titular, o Minas começou o set melhor mais uma vez. O time minastenista conseguiu abrir quatro pontos de diferença já na metade do terceiro set. Mais uma vez, os visitantes não conseguiram administrar a margem conquistada.
Com boas passagens de López e Lucão pelo saque, o Cruzeiro conseguiu virar a parcial em 19 a 18. O Minas conseguiu virar novamente e teve dois pontos set, mas os desperdiçou novamente. O time celeste aproveitou a chance que teve e fez 27 a 25 para fechar o jogo.