Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vôlei: veja quais seleções estão garantidas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Com o fim do Pré-Olímpico, seis seleções de cada naipe se classificaram para a Olimpíada de Paris

O Pré-Olímpico de Vôlei, encerrado neste domingo (8), garantiu seis seleções de cada naipe nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Por ser o país sede, a França é o único país que já tinha vaga garantida no feminino e no masculino.

As outras cinco seleções serão definidas pela ordem do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com base em dois critérios: seleções de continentes ainda não classificados para os jogos que estejam melhores classificadas no ranking de seleções e melhores classificadas no ranking que ainda não conseguiram vaga pelos torneios pré-olímpicos. A posição será avaliada no dia 17 de junho de 2024 para o feminino, e 24 de junho de 2024 para o masculino.

Pré-Olímpico Masculino

No torneio masculino, a Alemanha se classificou em primeiro no grupo A. Com uma campanha invicta de sete vitórias em sete jogos, os alemães desbancaram grandes seleções para passar na liderança da chave. O Brasil conquistou a segunda vaga do grupo com seis vitórias e uma derrota mesmo em uma campanha marcada por oscilações.

Estados Unidos e Japão foram os classificados do grupo B. Assim como os alemães, os estadunidenses emplacaram uma sequência de sete vitórias em sete partidas. Já os japoneses venceram cinco jogos.

No grupo C, Polônia e Canadá garantiram vaga na Olimpíada de Paris. Além de líderes da chave, os poloneses também venceram todas as partidas da competição. Por outro lado, os canadenses conquistaram cinco triunfos e saíram derrotado em duas ocasiões.

Pré-Olímpico Feminino

No naipe feminino, o grupo A teve a República Dominicana como líder e a primeira classificada. A equipe venceu seis das sete partidas no Pré-Olímpico. Em uma campanha de cinco vitórias e duas derrotas, a Sérvia também se classificou para a Olimpíada de Paris.

Já na chave B, Turquia e Brasil garantiram vaga nos Jogos Olímpicos. As turcas venceram todas as partidas, enquanto as brasileiras sofreram apenas uma derrota.

Com campanhas semelhantes de seis vitórias e uma derrota, Estados Unidos e Polônia fecharam o grupo de classificados no naipe feminino pelo grupo C.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.
Leia mais