A Seleção Brasileira de Vôlei Masculino terá mais um confronto decisivo no Pré-Olímpico, neste sábado (6), às 10h (de Brasília). Desta vez, o adversário será o Irã. Para manter as chances de se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris via Pré-Olímpico, o Brasil precisa vencer o jogo.
Sétimo colocado do grupo A com apenas três pontos, o Irã venceu uma partida na competição, contra o Catar, por 3 a 1 e não tem mais chances de classificação. Foi derrotado por 3 a 1 para a Alemanha e República Tcheca, e por 3 a 0 para a Ucrânia.
Já o Brasil ocupa a terceira posição com 10 pontos conquistados em quatro vitórias: 3 a 0 contra o Catar, 3 a 1 diante de Cuba, e dois triunfos apertados por 3 a 2 sobre República Tcheca e Ucrânia. A única derrota foi para a Alemanha por 3 a 1.
O oposto Saber Kazemi é o destaque do Irã no quesito pontuação. Com 71 pontos marcados, o jogador ocupa a 16° posição no ranking, atrás de Lucarelli. O ponteiro brasileiro figura na 15° colocação com a mesma quantidade de pontos. Darlan ocupa a oitava posição e é o maior pontuador do Brasil na competição.
Se o time comandado por Renan Dal Zotto não conseguir a classificação via Pré-Olímpico, ainda serão grandes as chances de classificação via ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Serão cinco vagas distribuídas pelo ranking ao final da próxima edição da Liga das Nações, com prioridade para continentes que não tiverem representantes já garantidos nos Jogos Olímpicos. Neste momento, o Brasil é o quinto colocado do ranking.