Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Pré-Olímpico de Vôlei: Brasil estreia diante do Catar em busca de vaga na Olimpíada de Paris

No Pré-Olímpico, duas seleções de cada grupo se classificam para a Olimpíada de Paris, em 2024

A jornada do Brasil em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris será iniciada neste sábado (30), às 10h (de Brasília), diante do Catar. Em jogo válido pela primeira rodada do Pré-Olímpico de Vôlei Masculino, a Seleção Brasileira fará a sua estreia diante de sua torcida, no Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro.

O sistema de disputa é o de pontos corridos. As oito seleções de cada grupo se enfrentam em turno único em que as duas que somarem mais pontos garantem vaga na próxima Olimpíada. República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália completam o grupo de Brasil e Catar.

Ranking

No ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Brasil e Catar estão bem distantes. Enquanto os brasileiros ocupam o quarto lugar com 337.28 pontos, o Catar está na 17° posição com 181.45.

Participações em competições internacionais

A Seleção do Catar nunca participou de Olimpíadas, Copas do Mundo e nem Liga das Nações. No Campeonato Mundial, fez sua primeira participação em 2022 e ficou em 21° lugar. Participou também das Ligas Mundiais de 2016 e 2017, mas não passou do 31° lugar. No Campeonato Asiático de 2023 ganhou medalha de bronze.

Por outro lado, o Brasil é um grande destaque nas competições internacionais. Medalha de ouro em três Jogos Olímpicos, três Campeonatos Mundiais, quatro Copas do Mundo, nove Ligas Mundiais, uma Liga das Nações e 33 Sul-Americanos, a Seleção Brasileira é uma das favoritas do grupo A do Pré-Olímpico.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.
Leia mais