O Brasil depende das próprias forças para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris no vôlei feminino. Neste domingo (24), às 7h25 (de Brasília), as brasileiras enfrentam o Japão, na última rodada do Pré-Olímpico de Vôlei Feminino, em Tóquio. Uma vitória, por qualquer placar, classifica o Brasil para a Olimpíada.
O time de José Roberto Guimarães integra o Grupo B do Pré-Olímpico. O Brasil está em terceiro lugar num grupo com oito integrantes. O Japão está em segundo lugar. A Turquia, líder do grupo e invicta até aqui, está garantida em Paris 2024. As duas melhores colocadas carimbam o passaporte.
O adversário do domingo não será fácil. O Japão perdeu apenas um set nos seis jogos realizados até aqui. A equipe foi superada pela Turquia, por 3 a 1, neste sábado (23). Em todas as outras partidas, vitória por 3 a 0.
O último encontro entre as seleções foi vencido pelo Brasil, mas o Japão vendeu caro a derrota. Pelas quartas de final do Mundial em 2022, as japoneses abriram 2 a 0, mas foram superadas pelas brasileiras por 3 a 2.