Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Vôlei: Sheilla e André Heller são novos assistentes da Seleção Brasileira

Campeões olímpicos passam a fazer parte de comissão técnica das equipes nacionais

Sheilla Castro e André Heller serão funcionários da CBV

Atletas de sucesso dentro das quadras, Sheilla Castro e André Heller terão uma nova missão no vôlei brasileiro. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) oficializou, nesta quinta-feira (10), que os dois passam a integrar as comissões técnicas da Seleção Brasileira. A ex-oposta fica com o time feminino, enquanto o ex-central vai ser assistente da equipe masculina.

Os dois campeões olímpicos fizeram cursos de especialização após a aposentadoria e seguirão atuando dentro do esporte. Eles acompanharão atividades no Centro de Treinamento de Saquarema e, eventualmente, viajarão com as equipes.

“Eles farão parte das comissões técnicas participando da integração com os atletas e no processo de transição e desenvolvimento dos novos talentos que chegam às equipes adultas. Entendem o ambiente das seleções e as responsabilidades de quem veste a camisa do Brasil. Vão atuar diretamente com os jogadores, alinhados com as comissões técnicas, colaborando no desenvolvimento de talentos e facilitando a passagem por cada etapa”, disse Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Considerada uma das principais jogadoras da história do esporte brasileiro, Sheilla exerceu função parecida no Minas Tênis Clube em 2022. A ex-oposta tem formação em coach esportivo e nível 2 no curso de treinadores da CBV.

“Procuro ser uma ponte entre comissão técnica e atletas. Fui atleta até pouco tempo atrás e sei como funcionam os processos. Ajudar nessa comunicação é importante para o resultado do trabalho. Divido minhas experiências como atleta e o que significa vestir a camisa da seleção brasileira. Quero que seja um processo leve, mesmo com todos os desafios”, diz Sheilla.

Nos dois naipes, a Seleção Brasileira ainda busca se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris. Para as mulheres, o campeonato será disputado no Japão, entre os dias 16 e 24 de setembro. No naipe masculino, o Brasil receberá as partidas do dia 30 de setembro a 8 de outubro.

Forma de disputa do Pré-Olímpico

24 seleções são divididas em três grupos de oito times. Dentro do grupo, as seleções jogam entre si apenas em turno. As duas melhores colocadas de cada grupo garantem vaga na Olímpiada de 2024.

Divisão de grupos

Feminino

  • Grupo A: China (anfitriã), Sérvia, República Dominicana, Países Baixos, Canadá, República Tcheca, México e Ucrânia

  • Grupo B: Japão (anfitrião), Brasil, Turquia, Bélgica, Bulgária, Porto Rico, Argentina e Peru

  • Grupo C: Polônia (anfitriã), Itália, Estados Unidos, Alemanha, Tailândia, Colômbia, Coreia do Sul e Eslovênia

Masculino

  • Grupo A: Brasil (anfitrião), Itália, Irã, Cuba, Ucrânia, Alemanha, República Tcheca e Catar

  • Grupo B: Japão (anfitrião), Estados Unidos, Eslovênia, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito e Finlândia

  • Grupo C: China (anfitriã), Polônia, Argentina, Países Baixos, Canadá, México, Bélgica e Bulgária

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.