Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

FIVB faz mudanças no calendário do vôlei; Mundial será disputado a cada dois anos

Número de seleções participantes e modelo de disputa também passam por alterações

Alan pela Seleção Brasileira de Vôlei

Nesta sexta-feira (23), a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou mudanças no calendário de seleções para os próximos anos. A principal novidade é que o Campeonato Mundial será disputado a cada dois anos. Atualmente, o torneio é realizado a cada quatro anos.

Com as novas datas, o número de seleções participantes também passará por mudanças. Até a última edição, realizada em 2022, 24 seleções participavam da competição. Agora, 32 países disputarão o campeonato.

A seleção do país sede e o último campeão já possuem vaga garantida, assim como os três primeiros colocados dos campeonatos continentais (Africano, Asiático, Europeu, Norceca e Sul-Americano). Os outros 15 países serão classificados com base nas posições do ranking mundial da FIVB.

O modelo de disputa será igual para os dois naipes. As 32 equipes serão divididas em oito grupos, de quatro seleções cada, em que os dois primeiros de cada grupo, se classificam para a próxima fase. Na etapa mata-mata, as partidas de oitavas, quartas, semifinal e final serão disputadas em jogo único.

A sede da próxima edição, planejada para acontecer em 2025, será decidida em evento organizado pela Federação Internacional de Vôlei, em agosto de 2023.

No naipe masculino, a Itália é a atual campeã. No quadro geral de medalhas, a Rússia é a primeira colocada com 12 medalhas (seis ouros, três pratas e três bronzes). Já o Brasil, está na terceira posição com sete medalhas (três ouros, três pratas e um bronze).

Pelo feminino, a Sérvia venceu o Brasil na última final e é a atual campeã. A Rússia é a maior vencedora do torneio com 13 medalhas (sete ouros, duas pratas e quatro bronzes). O Brasil é o oitavo colocado no quadro geral e ainda busca seu primeiro ouro. Até hoje, já esteve cinco vezes no pódio (quatro pratas e um bronze).

Calendário de Seleções até 2028:

2024: Liga das Nações + Olimpíada de Paris

2025: Liga das Nações + Campeonato Mundial

2026: Liga das Nações + Torneios Continentais

2027: Liga das Nações + Campeonato Mundial

2028: Liga das Nações + Torneios Continentais + Olimpíada de Los Angeles

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.