O Brasil está na semifinal do Mundial Feminino de Vôlei. Com emoção, a seleção conseguiu vencer o Japão por 3 a 2 (18/25, 18/25, 25/22, 27/25 e 15/13) após estar estar perdendo por 2 a 0. Mais uma vez, Gabi foi a maior pontuadora do jogo, marcando 25 pontos. O duelo pelas quartas de final foi disputado na Holanda, na tarde desta terça-feira (11).
As mudanças de Zé Roberto Guimarães, colocando Roberta, Lorenne e e Rosamaria também fizeram a diferença para manter o time vivo na luta pelo título inédito no torneio internacional.
Assim como no primeiro encontro entre as equipes, o Japão conseguiu neutralizar as principais atacantes brasileiras com facilidade nos dois primeiros sets. O grande problema para o Brasil foi sofrer com os ataques das adversárias, que não são o ponto mais forte da seleção asiática historicamente.
Para tentar mudar o rumo do jogo, Zé Roberto promoveu as entradas de Roberta, Lorenne e Rosamaria nos lugares de Macris, Tainara e Pri Daroit, respectivamente.
Com as mudanças, o Brasil melhorou e conseguiu equilibrar a partida, dominando e vencendo toda a terceira parcial do duelo. A ponteira se destacou principalmente no fundo de quadra, e a dobradinha formada pela levantadora e oposta reservas funcionou, melhorando a distribuição e saque.
A emoção estava guardada para o quarto set. Nenhuma das equipes conseguiu abrir grande vantagem no placar. Com muitas defesas dois dois lados, os times chegaram empatados em 25 a 25, mas a seleção brasileira levou a melhor com bloqueio decisivo de Carol Gattaz para fazer 27 a 25.
No quinta e decisiva parcial, o jogo continuou parelho. O Brasil chegou a abrir 8 a 6 e teve duas oportunidades de contra-ataque para colocar três pontos de distância no placar, mas a defesa japonesa apareceu e as asiáticas empataram em 8 a 8. Nesse momento, apareceu o bloqueio verde e amarelo, abrindo 14 a 11. O time de Zé Roberto ainda perdeu dois pontos do jogo antes de fechar em 15 a 13.
Agora, o Brasil enfrenta a Itália na semifinal do Mundial Feminino de Vôlei. Na segunda fazer, a equipe brasileira levou a melhor por 3 sets a 2.