O ex-apresentador do Globo Esporte Ivan Moré revelou detalhes da sua luta contra a depressão durante o podcast “Pode, Rê", que irá ao ar nesta quinta-feira (17). As informações são do jornal O Globo.
“Eu tive uma depressão. Não via felicidade em nada, a minha vida era uma droga, era cinza. Eu até fingia muito bem, mas a verdade é que eu estava cercado de pessoas que não me valorizavam. Eu estava atravessando um momento complexo e doloroso com uma separação em um formato litigioso, com meus filhos no meio de uma briga. Nunca pensei em me matar, mas perdi a vontade de viver. Foram entre três e quatro meses muito mal, também por conta daquelas sequelas deixadas pela Covid na época”, contou a Renata Spallici, âncora do podcast.
Ivan Moré deixou a Globo em 2019. À época, ele apresentava o Globo Esporte e saiu ao ser comunicado que voltaria à reportagem, segundo o UOL. Agora, o ex-apresentador é host do podcast “Desobediência Produtiva” e também é palestrante.
Depressão no Brasil
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior prevalência da depressão na América Latina, além de ser o com segunda maior prevalência das Américas. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com esse transtorno. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), segundo o Ministério da Saúde.
Como pedir ajuda
Caso você esteja passando por um momento difícil na luta contra a doença, procure ajuda. O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio e atende de forma voluntária e gratuita a todos que querem e precisam conversar através do número 188 ou do site