Ouvindo...

Árbitro revela alívio com fim da Central do Apito: ‘Chegava no campo e atrapalhava o jogo’

Raphael Claus revelou que a opinião dos comentaristas de arbitragem chegava até o campo

Raphael Claus durante episódio do Flow Sport Club

Árbitro FIFA, Raphael Claus admitiu ter ficado aliviado com o fim da ‘Central do Apito’ - quadro de comentaristas da Rede Globo que avaliavam decisões da arbitragem durante e pós a transmissão dos jogos. Em entrevista nessa quinta-feira (15) ao Flow Sport Club, o juiz disse que as opiniões feitas no decorrer das partidas interferiam nos confrontos.

“Aliviou sim. Demais. Vamos supor, o jogo estava sendo transmitido para 10 milhões de pessoas. Aí ali o cara fala ‘esse lance não é vermelho’. Depois da partida aparecia no programa para 100 mil pessoas e corrigia. (...) Às vezes falam na transmissão e rapidinho chega no campo (para os jogadores). E isso distorce o jogo. ‘Falou lá que foi pênalti’. E isso é ruim para o futebol. É uma ferramenta que atrapalha o jogo”, avaliou Claus.

“Tem muitos fatores que às vezes atrapalham. Quando tinha a Central do Apito, atrapalhava um pouco por causa disso. Às vezes o comentarista não está avaliando o que o árbitro é orientado. Ele está dando uma opinião pessoal dele. E isso é ruim. Ele pode até falar: ‘Na minha opinião isso não é pênalti’, ou ‘isso não é cartão vermelho’”, finalizou.

Um dos principais árbitros do país, Raphael Claus é convocado para apitar apenas partidas da elite nacional. Nos últimos dois anos, o juiz esteve em jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores.

Além disso, ele foi um dos representantes da Conmebol na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Após atuações de destaque, Claus foi convocado para apitar a disputa de terceiro lugar, entre Croácia e Marrocos. Durante o Flow Sport Club, o árbitro mostrou a medalha que recebeu por estar presente na partida.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.