João Fonseca sofre queda no ranking da ATP na primeira atualização de 2026

Brasileiro perdeu pontos após desistência do ATP 250 de Brisbane

João Fonseca perdeu posições no ranking da ATP

João Fonseca caiu cinco posições no ranking da ATP na primeira atualização de 2026. Divulgada nesta segunda-feira (5), a lista mostra o brasileiro na 29ª posição, com 1.510 pontos.

Fonseca perdeu 125 pontos por ter desistido do ATP 250 de Brisbane. O tenista tem uma lesão na lombar que o impediu de participar do torneio.

O brasileiro havia conquistado o título do Challenger de Camberra, na Austrália, em 2025, que o rendeu os 125 pontos. Essa pontuação deveria ser defendida em Brisbane, já que o calendário da ATP passou por um ajuste em 2026.

Leia também

Pode sair do Top 30

A lesão pode, inclusive, tirar João Fonseca do Top 30 na próxima atualização do ranking. Para que isso não aconteça, ele precisará torcer contra três desses quatro tenistas: Frances Tiafoe, Brandon Nakashima, Stefanos Tsitsipas e Ugo Humbert.

Apesar da provável queda de posições, o brasileiro está garantido como cabeça de chave do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. Isso porque, na pior das hipóteses, ele terminará a próxima semana na 32ª posição.

Antes, contudo, ele estreará na temporada no ATP 250 de Adelaide, na Austrália, caso se recupere da lombalgia.

Ranking da ATP

O espanhol Carlos Alcaraz segue na liderança do ranking da ATP, com 12.050 pontos. Ele é seguido de perto pelo italiano Jannik Sinner, que tem 11.500.

Completam o Top 5 o alemão Alexander Zverev (5.105), o sérvio Novak Djokovic (4.780) e o canadense Felix Auger-Aliassime (4.190).

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.

Ouvindo...