Ouvindo...

João Fonseca na Laver Cup: brasileiro abre o jogo sobre recusa a torneio em 2024

Brasileiro de 19 anos estreará nesta sexta-feira (19), diante do italiano Flavio Cobolli, na competição dos Estados Unidos

João Fonseca posa com traje fino para fotos da Laver Cup

João Fonseca explicou a razão de não ter aceitado o convite para participar da Laver Cup em 2024. Em entrevista ao Sporting News nessa quinta-feira (18), o brasileiro comentou sobre a recusa ao torneio, antes do jogo de estreia diante de Flávio Cobolli, na Laver Cup 2025. O confronto ocorrerá às 23h (de Brasília), em São Francisco, nos Estados Unidos.

Na resposta, Fonseca demonstrou muita sobriedade ao considerar que não estava pronto para os grandes palcos aos 18 anos.

+Quem é Flavio Cobolli, próximo adversário de João Fonseca na Laver Cup

“Me sinto mais confiante, mais à vontade para vir. No ano passado, eu não estava pronto para isso. Eu era um garoto de 18 anos, sem experiência em grandes estádios e enfrentando grandes nomes.

Agora, já consolidado entre os 50 melhores tenistas do mundo, no top 42 do ranking da ATP, Fonseca se vê preparado para o desafio.

“Estou mais maduro, mais experiente nessas circunstâncias. Não sou mais apenas uma promessa; agora estou mais consolidado, com um ranking no top 50. Vai ser muito legal”, disse o carioca, finalizou.

João Fonseca na Laver Cup

O torneio ocorrerá entre os dias 19, 20 e 21 de setembro. Roger Federer é um dos embaixadores do evento. Inclusive, foi na primeira edição, em 2022, que o suíço jogou tênis profissional pela última vez.

O top 1 do Brasil integrará o Time Mundo no torneio. Alguns destaques do tênis muncial enfrentarão o Time Europa.

Na competição, Fonseca estará ao lado de atletas como Taylor Fritz, Alex Michelsen, Reilly Opelka (Estados Unidos), Francisco Cerundolo (Argentina) e Alex de Minaur (Austrália), sob a liderança de Andre Agassi.

O time mundo, por sua vez, será composto por Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Holger Rune, Casper Ruud, Jakub Mensik e Flavio Cobolli. Eles serão capitaneados pelo francês Yannick Noah.

Modo de disputa

As partidas de simples e duplas são disputadas em três sets, com as pontuações comuns do tênis. Em caso de empate nos dois primeiros sets, o terceiro é um desempate por 10 pontos.

São 12 partidas ao todo, sendo que o time que atingir 13 pontos primeiro torna-se o campeão. Em caso de empate em 12 a 12, um duelo final de duplas é jogado como um set regular com pontuação de desempate.

Os confrontos são determinados pela troca de cartões de escalação pelos capitães.

Veja horários e programação completa

Dia 1 - 19 de setembro (sexta-feira)

  • 17h: Ruud x Opelka
  • Em seguida: Mensik x Michelsen
  • 23h: Fonseca x Coboli
  • Em seguida: Alcaraz e Mensik x Fritz e Michelsen
Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.