Ouvindo...

ATP 500 da Basileia: João Fonseca vira e avança à semifinal após adversário desistir

Brasileiro de 19 anos começou perdendo, mas se recuperou e dominava a partida quando Shapovalov deixou a quadra

João Fonseca no ATP 500 da Basileia

João Fonseca está nas semifinais do ATP 500 da Basileia, na Suíça. O brasileiro de 19 anos conquistou a vaga após o canadense Denis Shapovalov desistir do jogo no terceiro set, nesta sexta-feira (14).

Shapovalov deixou a quadra após João Fonseca conquistar o quarto game do terceiro set. O brasileiro liderava a parcial por 4 games a 1 e estava perto de fechar a partida de virada.

Em uma partida marcada por quebras de saques, Shapovalov começou vencendo. Ele dominou o primeiro set e saiu na frente com a parcial de 6 games a 3.

No segundo game, o cenário inverteu. João conseguiu se recuperar e fechou o set retribuindo a pontuação do adversário.

O terceiro e decisivo set também foi dominado pelo brasileiro. Novamente com quebra de saques, o atleta de 19 anos ganhava por 4 a 1 e se aproximava da vitória, quando Shapovalov desistiu. O motivo da desistência ainda não foi confirmado.

Essa é a primeira vez que João Fonseca avaça às semifinais de um ATP 500. Antes, a melhor marca do brasileiro era no Rio Open 2024. Na ocasião, ele foi eliminado nas quartas pelo argentino Mariano Navone, de virada, por 6/2, 3/6 e 3/6.

Agora, João Fonseca enfrenta Jaume Munar. O espanhol chegou às semis após eliminar o canadense Felix Auger-Aliassime. A decisão pela vaga na final será neste sábado (25). O horário ainda será definido.

Desistências no ATP 500 da Basileia

Essa não é a primeira vez que o adversário de João Fonseca desiste na Basileia. O tenista brasileiro não precisou entrar em quadra para avançar às quartas de final do ATP 500 de Basileia, na Suíça. O adversário do jovem tenista, Jakub Mensik, desistiu da partida das oitavas de final, o que resultou na classificação direta de Fonseca para a próxima fase.

Mensik alegou uma lesão no pé esquerdo para abandonar o torneio. O tcheco já havia sofrido com o problema na estreia do Masters de Xangai, na qual acabou eliminado pelo holandês Jesper de Jong.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte