Ouvindo...

Tênis: João Fonseca vence cazaque e conquista título do Challenger de Phoenix

Brasileiro superou Alexander Bublik neste domingo (16) na final do torneio disputado nos Estados Unidos

João Fonseca comemora ponto em jogo diante do cazaque Alexander Bublik

João Fonseca conquistou o seu terceiro título em 2025. O tenista carioca superou o russo naturalizado cazaque Alexander Bublik por 2 sets a 0 (7/6 e 7/6), na final do Challenger de Phoenix, nos Estados Unidos, neste domingo (16).

A projeção é que João Fonseca suba 20 posições e chegue ao posto de número 60 no ranking da ATP. A colocação é a melhor da carreira do tenista carioca. Com o título, ele finaliza o torneio com premiação de de U$S 38.420,00 (aproximadamente R$ 220 mil na cotação atual).

Além do adversário cazaque na final, o brasileiro superou o russo Pavel Kotov na estreia, depois bateu o alemão Jan-Lennard Struff, o francês Hugo Gastón nas quartas de final, e o japonês Kei Nishikori na semifinal.

Desde o título no ATP 250 de Buenos Aires, Fonseca não tinha conseguido chegar nas fases agudas das competições. No Rio Open, no Brasil e com grande torcida, o garoto de 18 anos foi eliminado na estreia para Alexandre Muller, francês que chegou à final da competição.

Já em Indian Wells, já em março, João estrou com vitória diante de Jacob Fearnley. Contudo, na 2 rodada, foi derrotado para Jack Draper e foi eliminado.

Leia também

Challenger de Phoenix

O Challenger de Phoenix é um torneio que serve como preparação para o Masters 1000 de Miami. Ao campeão, o campeonato paga o prêmio de 250 mil dólares (cerca de R$ 1,4 milhão, na cotação atual).

O vencedor também garante 175 pontos no ranking da ATP. João Fonseca começou o torneio na 80ª colocação, com 750 pontos.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.