Ouvindo...

João Fonseca brilha, bate americano e se sagra campeão do Next Gen Finals

Brasileiro venceu a principal competição sub-20 do tênis mundial e se tornou o segundo mais jovem a levar o título

João Fonseca no Next Gen ATP Finals 2024

O brasileiro João Fonseca é o grande campeão do Next Gen ATP Finals 2024. Neste domingo (22), em Jidá, na Arábia Saudita, o carioca de 18 anos derrotou o norte-americano Learner Tien por 3 sets a 1 e foi coroado como vencedor da principal competição sub-20 do tênis mundial.

João perdeu o primeiro set por 4/2, mas se recuperou e emplacou parciais de 4/3, 4/0 e 4/2 sobre o estadunidense, que já havia sido sua vítima na fase de grupos.

O triunfo na decisão fechou com chave de ouro a ótima campanha de Fonseca em solo saudita. Mesmo diante de adversários complicados, o tenistas conquistou cinco vitórias em cinco jogos.

O título de João Fonseca no Next Gen ATP Finals tem significados especiais para o atleta e para o tênis brasileiro.

Primeiro brasileiro a vencer do Next Gen Finals

Disputada desde 2017, a competição nunca havia sido vencida por um brasileiro anteriormente. Mais do que isso, um atleta verde-amarela sequer havia se classificado ao torneio antes de Fonseca.

João Fonseca igual Sinner e Alcaraz

O brasileiro se tornou o terceiro tenista com menos de 19 anos a ser campeão do Next Gen Finals. Antes dele, somente Jannik Sinner (nº 1 do mundo) e Carlos Alcaraz (nº 4 do mundo) haviam atingido essa façanha.

Atualmente, João Fonseca é o número 145 do ranking mundial de tênis.

Campeões do ATP Next Gen Finals

  • 2017: Chung Hyeon
  • 2018: Stefanos Tsitsipas
  • 2019: Jannik Sinner
  • 2021: Carlos Alcaraz
  • 2022: Brandon Nakashima
  • 2023: Hamad Medjedovic
  • 2024: João Fonseca

*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.