Jannik Sinner superou Novak Djokovic por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3) e se sagrou campeão do Masters 1000 de Xangai. O italiano, além de confirmar o título da competição, garantiu a liderança do ranking da ATP até o final de 2024.
O italiano soma 11.010 pontos. O top 3 é composto por, além de Sinner, Carlos Alcaraz-ESP e Alexander Zverev-ALE. Djokovic ocupa a quarta colocação com 5.560 pontos.
“Ele não comete muitos erros e tenta desestabilizar o oponente a todo tempo. É algo que me faz lembrar de mim mesmo ao longo da minha carreira, foi isso que fiz por muitos anos de maneira consistente”, disse Djokovic após o jogo.
Foi a primeira final de Djokovic no circuito da ATP desde a derrota para o espanhol Carlos Alcaraz em Wimbledon, apesar da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.
O sérvio está em busca do 100º título da carreira. ‘Djoko’ ainda terá a chance de alcançar a marca no Masters 1000 de Paris, disputado entre os dias 28 de outubro e 3 novembro. Desde 2018, Djokovic levantou pelo menos um troféu da categoria por ano.