Com a vitória por 3 a 0 (6/3, 7/6 e 6/3) sobre o russo Daniil Medvedev na final do US Open, Novak Djokovic se isolou ainda mais como o maior vencedor de Grand Slams entre os homens, com 24 títulos conquistados. Mais do que isso, chama a atenção o aproveitamento do sérvio nos quatro torneios mais importantes do tênis.
O primeiro colocado do ranking da ATP chegou à final da metade de todos os Grand Slams que disputou em toda a carreira. São 36 decisões alcançadas em 72 torneios disputados. Ele venceu um terço de todos eles, com 24 títulos.
Apenas o sueco Bjorn borg e o australiano Rod Laver têm aproveitamento superior ao de Novak Djokovic. No entanto, os dois disputaram bem menos torneios em relação ao sérvio.
Mesmo aos 36 anos, Djokovic não demonstra conviver com graves problemas físicos neste momento da carreira. Ao contrário de Roger Federer, já aposentado e Rafael Nadal, que se prepara para fazer uma temporada de despedida em 2024, o sérvio ainda pode ampliar as marcas no tênis mundial por alguns anos.
Djokovic em Grand Slams
Torneios disputados: 72
Finais: 36 (50%)
Títulos: 24 (33,3%)