Ouvindo...

Alcaraz vira sobre Djokovic e conquista título inédito em Wimbledon

Jovem espanhol se tornou o terceiro vencedor mais jovem do torneio e assegura liderança no ranking da ATP

Carlos Alcaraz venceu Wimbledon pela primeira vez

O espanhol Carlos Alcaraz continua a fazer história. Neste domingo (16), ele se tornou o terceiro mais novo tenista a conquistar o torneio de grand slam mais icônico do tênis mundial. Em uma partida de quase cinco horas de duração, Alcaraz bateu o sérvio Novak Djokovic na mítica grama de Wimbledon, por 3 sets a 2, com parciais de 1-6, 7-6, 6-1, 3-6 e 6-4.

O título no terceiro Grand Slam da temporada consolida Alcaraz, de 20 anos, na liderança no ranking da ATP. O derrotado Djokovic deve se manter na segunda posição.

Além de se manter à frente do sérvio no ranking da ATP, Alcaraz assume a liderança no confronto direto com Djokovic, naquele que é considerado o embate entre os dois melhores tenistas da atualidade.

Os dois se enfrentaram em três ocasiões, com o espanhol levando a melhor em Wimbledon, neste domingo (16), e no ATP 1000 de Madrid, em 2022. Djokovic, por sua vez, conseguiu a vitória em Roland Garros.

Domínio inicial de Djokovic, virada de Alcaraz

O sérvio dominou completamente o primeiro set. Alcaraz cometeu muitos erros, conseguiu vencer apenas um game após muito esforço e, sem um grande saque, facilitou a vida do heptacampeão, que fechou o set em 6-1.

Já no segundo set, Alcaraz recuperou a confiança e começou bem. O espanhol de 20 anos foi capaz de encaixar o saque e confirmou o serviço pela primeira vez na partida. No entanto, quando parecia que Djokovic seria batido, ele se recuperava. Dessa forma, o segundo set foi resolvido apenas no tie-break: o sérvio errou duas vezes seguidas e Alcaraz aproveitou para igualar a disputa com um 7-6.

Carlos Alcaraz superou rapidamente o primeiro set em que esteve abaixo e, no terceiro, já estava de volta ao alto nível. O espanhol abriu 3-1 e, após um game extremamente longo, com duração de quase 27 minutos, 13 igualdades e falhas incomuns de Djokovic, conseguiu chegar ao 4-1. O tenista devolveu o 6-1 do sérvio e virou o jogo.

No quarto set, o sérvio demonstrava mais sinais de desgaste físico do que o espanhol. No entanto, ele conseguiu se recuperar. Voltou a sacar muito bem e a aproveitar os erros de Alcaraz para fechar em 6-3 e empatar tudo novamente.

No quinto e último set, após mais de quatro horas de partida, Alcaraz foi melhor que Djokovic e finalmente fechou a partida em 6-4.

*Com agências

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.