Pela primeira vez desde 2004, Rafael Nadal não vai participar de Roland Garros, torneio do qual é o maior vencedor, com 14 conquistas nesse período. O mundo do tênis era tão diferente na última vez que isso aconteceu, que Carlos Alcaraz tinha apenas um ano de idade na ocasião.
Com a ausência do “Toro Miúra”, confirmada em um pronunciamento realizado nessa quinta-feira (18), o jovem de apenas 20 anos se torna ainda mais favorito ao título no saibro francês.
Apesar da derrota inesperada em Roma depois de títulos consecutivos em Barcelona e Madrid, Alcaraz volta a ser o líder do ranking mundial nesta segunda-feira (22). Na curta carreira, Carlitos já faturou um US Open.
Na última edição de Roland Garros sem Rafael Nadal na chave principal, o torneio francês presenciou uma final argentina. Gastón Gaudio venceu Guillermo Coria e ficou com o título que pertencia a Guga até então.
Outra curiosidade que mostra como o tênis era diferente na última vez que Nadal não disputou o Grand Slam está na chave juvenil. Gael Monfils, campeão daquele ano, já planeja aposentadoria para 2025.
Aposentadoria de Nadal
O “Toro Miúra” pretende selecionar os torneios mais emblemáticos da carreira para disputar em 2024 atuando em alto nível.
“Não vou colocar uma data para voltar. Minha intenção é estar preparado fisicamente e também mentalmente. Pode ser um objetivo tentar jogar a Copa Davis no final do ano e tentar encarar o ano quem vem com garantias de encarar o que acredito que será meu último ano. Esse é o meu objetivo. Parar para tentar encarar meu último ano de carreira desportiva” declarou.
Fim de uma era
O fã do tênis teve o privilégio de acompanhar de forma simultânea a carreira dos três maiores vencedores da modalidade. Mais velho entre eles, Roger Federer já se aposentou e não participa mais do circuito. Com a previsão de aposentadoria de Rafael Nadal para a próxima temporada, Novak Djokovic vai ser o último integrante do BIG-3 em ação.