No jogo mais longo da temporada, Beatriz Haddad Maia, número 15 do mundo, perdeu o duelo contra Anhelina Kalinina, nesta terça (16), pelas quartas de final do WTA 1000 de Roma. O confronto durou 3 horas e 41 minutos e o revés de 2 a 1, com parciais de 6/7 (2), 7/6 (6) e 6/3 decretou a eliminação da brasileira no torneio.
Com o triunfo, a ucraniana segue na luta pelo título da competição e enfrenta, na próxima fase, Veronika Kudermetova, que confirmou sua permanência no torneio ao superar Quinwen Zheng, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4, em 2 horas e 33 minutos.
O jogo
No primeiro set, com 18 minutos, a ucraniana já tinha uma vantagem de 4/0, com duas quebras de serviço em cima de Bia.
Foi apenas no quinto game que a brasileira confirmou o seu saque. Quando o jogo marcava 5/2, ela precisou de um atendimento médico para proteger a panturrilha e, a partir daí, iniciou uma reação. A primeira parcial chegou a ficar empatada em 6/6. A vitória da brasileira veio no tie-break: 7/6 (2), com 1 hora e 20 minutos de duração.
O segundo set começou com duas quebras de serviço para cada lado nos quatro primeiros games. A partir daí, os serviços foram confirmados e a definição também caminhou para o tie-break. Desta vez, quem acabou levando a melhor foi Kalinina, que fechou a disputa em 7/6 (6).
No set decisivo, Bia chegou a abrir uma vantagem de 3/0, mas a ucraniana reagiu para vencer os seis games seguintes e virar o set a seu favor com um 6/3, em 3 horas e 41 minutos. Ao fim do duelo, Kalinina vibrou intensamente em quadra.
*Com agências