A Red Bull Racing (RBR) anunciou, nesta quarta-feira (9), que Laurent Mekies será o substituto de Christian Horner nas funções de CEO e chefe de equipe da escuderia.
Mekies chega à RBR após chefiar a Racing Bulls (RB), equipe secundária da Red Bull, por cerca de um ano e meio. Laurent foi anunciado como chefe de equipe da RB no início de 2024. O francês assumiu o posto antes ocupado por Franz Tost, icônico nome do grupo esportivo da Red Bull entre os anos 2000 e 2010.
Horner, por sua vez, deixa a escuderia austríaca após 20 anos na função de chefe de equipe. No período, a equipe conquistou 124 vitórias em 405 corridas disputadas e faturou oito Mundiais de Pilotos e seis Mundiais de Construtores.
Laurent disputou 36 Grandes Prêmios como chefe de equipe pela Racing Bulls. Em 2024, o time italiano terminou o Mundial de Construtores na oitava colocação com 46 pontos. Já na atual temporada, a equipe apresentou uma melhora no desempenho com a dupla formada por Liam Lawson e Isack Hadjar.
Atualmente a equipe está na sétima posição do campeonato com 36 pontos, cinco a menos que a sexta colocada, a Haas. Vale destacar que ainda restam 12 etapas a serem disputadas na atual temporada da Fórmula 1.
Reformulação nas equipes da Red Bull
Com a saída de Horner da Red Bull e a ida de Mekies para a equipe como substituto, a Racing Bulls também foi impactada com a reformulação da escuderia principal do grupo Red Bull.
Após o anúncio de Laurent na Red Bull, a Racing Bulls comunicou que Alan Permane, atual diretor de corridas da escuderia, assumirá o posto de chefe de equipe.
Alan Permane, novo chefe de equipe da Racing Bulls
O inglês, de 58 anos, comentou sobre o novo cargo e revelou ansiedade em assumir a função de chefe de equipe.
“Sinto-me muito honrado em assumir o cargo de diretor de equipe e gostaria de agradecer a Oliver e Helmut Marko (consultor da Red Bull) pela confiança que demonstraram em mim”, iniciou.
“Estou ansioso para trabalhar com Peter e continuar o bom trabalho que ele e Laurent fizeram para levar esta equipe adiante. Este é um novo desafio para mim, mas sei que posso contar com o apoio de todos eles”, concluiu o novo chefe da equipe Racing Bulls.