Começa, nesta sexta-feira (18), a disputa do Grande Prêmio da Arábia Saudita de
A prova será realizada no Circuito da Corniche de Jedá, que recebe a Fórmula 1 desde 2021. Marcada pelas curvas de alta velocidade e pelos poucos pontos de ultrapassagem, a pista tem 6,1 quilômetros de extensão e 27 curvas. A corrida terá 50 voltas de duração.
Em 2024, Max Verstappen, da Red Bull, dominou a etapa ao marcar a pole position e vencer a corrida. O tetracampeão do mundo é o piloto que mais venceu no circuito saudita, com dois triunfos (2022 e 2024).
Bortoleto e a Sauber ‘inguiável’
Representante do Brasil na categoria, Gabriel Bortoleto, da Sauber, criticou o carro da equipe após o GP do Bahrein. Para o piloto, o bólido se torna “inguiável” em situações de ultrapassagem, o que torna difícil encontrar ritmo de corrida durante as provas.
“A gente, em termos de planejamento de posição, é difícil. Tínhamos visto, na reunião antes de começar a corrida, que talvez desse para ir algumas posições para frente. Quando estamos sozinhos na pista, conseguimos criar um ritmo decente e mantê-lo. Mas, a partir do momento que temos alguém na frente, (o carro) fica inguiável”, iniciou o piloto.
“O que dá para perceber é que não dá para passar, como, por exemplo, o Stroll no final. Eu não tinha ritmo nenhum. Fiquei a corrida inteira a menos de um segundo dele, após o Safety Car, fiquei vinte e poucas voltas atrás do cara e não passei. Não dá. Assim que você chega perto, perde total a aderência do carro”, concluiu.
O brasileiro ocupa a última colocação no Mundial de Pilotos sem pontos somados. Já Nico Hülkenberg, companheiro de equipe do brasileiro, ocupa a 11ª colocação, com seis pontos.
Red Bull com atualizações
Equipe do atual campeão de pilotos, Max Verstappen, a Red Bull vive um momento delicado na temporada. Com apenas uma vitória na temporada, a escuderia ocupa a terceira colocação do Mundial de Construtores com 71 pontos, 60 a menos que a líder do campeonato, a McLaren.
Conhecido por ser um carro difícil de ser guiado devido à sua construção, o RB21, modelo da equipe para a temporada, receberá atualizações para o GP da Arábia Saudita. Segundo o site RacingNews 365, a Red Bull planeja alterações na parte central do assoalho.
Além da mudança aerodinâmica, o modelo também passará por alterações na parte mecânica. O objetivo é proporcionar uma maior facilidade para o acerto dos carros por parte dos pilotos e engenheiros do time austríaco.
Campeonato
Após vitória de Oscar Piastri, da McLaren, no GP do Bahrein, a disputa pelo Mundial de Pilotos ficou acirrada. Lando Norris, também da McLaren, segue na liderança com 77 pontos, apenas três a mais que o companheiro de equipe. Max Verstappen fecha o top3 com 69 pontos.
Pelo Mundial de Construtores, a McLaren lidera o campeonato com 151 pontos e ostenta ampla vantagem para a segunda colocada, a Mercedes, que soma 93. A Red Bull fecha o top3 com 71 pontos.
Programação
Sexta-feira, 18 de abril
- Treino livre 1: 10h30
- Treino livre 2: 14h
Sábado, 19 de abril
- Treino livre 3: 10h30
- Classificação: 14h
Domingo, 20 de abril
- Corrida: 14h
Horário de Brasília
Onde assistir
- TV aberta: Band (corrida e classificação)
- TV por assinatura: BandSports (Treinos livres e classificação)
- Streaming: F1 TV e BandPlay (Treinos livres, classificação e corrida)