A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) propôs uma mudança significativa para o GP de Mônaco de Fórmula 1. A entidade pretende obrigar os carros a realizarem múltiplas paradas no pit-stop para a troca de pneus.
O objetivo da proposta é deixar a tradicional corrida de rua ainda mais emocionante.
Conhecida como uma das etapas mais difíceis da temporada, a prova de Mônaco caracteriza-se por privilegiar quem tem um bom desempenho no treino classificatório. Além disso, as ultrapassagens no circuito são muito desafiadoras e por vezes, perigosas.
Em comunicado divulgado após reunião realizada nesta terça-feira (18), a Comissão da Fórmula 1 confirmou a mudança e informou que as foram discutidas “propostas específicas para Mônaco”.
- Saiba tudo sobre Fórmula 1
- Fórmula 1: Bortoleto revela qual o sentimento em representar o Brasil na categoria
A entidade não especificou qual o número de paradas seriam exigidas e revelou que “as propostas serão debatidas nas próximas semanas”.
Atualmente, o regulamento da Fórmula 1 obriga que seja feita pelo menos uma troca de pneus por etapa, exceto em corridas sprint.
Por fim, a entidade também confirmou o fim das restrições no número de caixas de câmbio a serem utilizados por temporada. Segundo a FIA, “a confiabilidade atual dos componentes é suficiente para que não seja mais necessário monitoramento”. A medida é válida já para a atual temporada.
Início da temporada 2025
A temporada 2025 da Fórmula 1 irá começar no dia 14 de março, com o GP da Austrália. Ao todo, serão disputadas 24 etapas ao longo do ano. O Brasil receberá uma prova da categoria, entre os dias 7 e 9 de novembro, no Circuito de Interlagos, em São Paulo.
A etapa de Mônaco será a oitava corrida da temporada. A prova será realizada entre os dias 23 e 25 de maio.