Luciano Belfiore especial para a Rádio Itatiaia
No encerramento do calendário de esportes a motor em 2023, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), será palco no próximo domingo da grande final da Stock Car Pro Series. Será conhecido o 45º campeão da história. Os candidatos ao título são Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), Daniel Serra (Eurofarma RC), Felipe Fraga (Blau Motorsport), Thiago Camilo (A.Mattheis Ipiranga Racing), Rafael Suzuki (Pole Motorsport), Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) e Ricardo Zonta (RCM Motorsport).
Todos têm chances matemáticas de chegar ao título e receber o Troféu dos Campeões, confeccionado com aço Arcelor Mittal. Gabriel Casagrande, campeão em 2021, busca o bicampeonato e lidera o ranking com 286 pontos, 16 pontos à frente de Daniel Serra, que acumula três títulos. Felipe Fraga busca o seu segundo título. enquanto Rubens Barrichello corre por fora para tentar o tricampeonato.
A programação da 12ª etapa da Stock Car Pro Series prevê a classificação para definição do grid de largada no sábado (16) às 12h20, e no domingo (17), a partir das 14:30 a largada para as duas corridas.
A seguir, um breve resumo das possibilidades de cada piloto nesta decisão em Interlagos:
Gabriel Casagrande, 1º colocado, 286 pontos
- Terminou cinco das 11 etapas do campeonato até agora na primeira posição, e correrá em Interlagos na liderança do campeonato, com 16 pontos de vantagem sobre Daniel Serra.
Daniel Serra, 2º colocado, 270 pontos
- Acumula três vitórias e cinco pódios em 2023, o piloto da Eurofarma segue para a sua sétima final consecutiva, e tem boas chances contra Casagrande na busca de seu quarto título na Stock Car.
Felipe Fraga, 3º colocado, 253 pontos
- Voltou à Stock em 2023 depois de atuar em competições fora do país. Tem sete pódios e foi o maior pontuador em três etapas no ano. Busca seu segundo título na categoria.
Thiago Camilo, 4º colocado, 250 pontos
- O piloto da Ipiranga Racing busca seu primeiro título na Stock Car. Soma como piloto quatro vice-campeonatos, e na atual temporada conquistou dois primeiros lugares e duas poles.
Rafael Suzuki, 5º colocado, 243 pontos
- Piloto mais regular neste ano, está em sua décima temporada na Stock Car. Conquistou quatro pódios ao longo do ano, e busca um título inédito.
Rubens Barrichello, 6º colocado, 239 pontos
- Ex-piloto de Fórmula 1, onde foi duas vezes vice-campeão pela Ferrari, já acumulou 20 vitórias na Stock e tem chances matemáticas de conquistar o tricampeonato.
Ricardo Zonta, 7º colocado, 237 pontos
- Teve um bom ano vencendo duas provas, quatro pódios e uma pole em 2023. Está na categoria a 16 anos e busca também o seu primeiro título na Stock Car.