Um dos responsáveis pela ideia de promover uma etapa da Stock Car em Belo Horizonte em agosto de 2024, Sérgio Sette Câmara revelou à Itatiaia detalhes do projeto. De acordo com o advogado e empresário, a intenção dos organizadores é realizar um evento histórico para a capital mineira, na Pampulha.
Para isso, a realização de um grande show de encerramento após a corrida é uma dos desejos. A Minas Arena, empresa que administra o Mineirão, seria uma parceira do evento e responsável pela grande atração musical. Festival gastronômico também está previsto.
“Se realizado, vamos conseguir fazer um dos grandes eventos que a cidade já viu. A ideia é fazer não só a corrida da Stock Car, é fazer um festival, um evento marcante. Sem dúvidas, vai ser a corrida mais bonita da Stock Car. As imagens aéreas que podemos obter da Pampulha, do Mineirão. A ideia é fazer uma festa para a família. Um festival gastronômico, com artistas. Ao fim do evento, a gente quer fazer um grande show musical”, disse.
Sobre a corrida em si, um dos desafios mais importantes será a homologação do circuito de rua no entorno do Mineirão. O projeto já está em fase final de confecção para o envio à Confederação Brasileira de Automobilismo.
"É lógico que vão ser feitos ajustes. Já conversamos isso com o prefeito. Nós já estamos adiantados. Os engenheiros já fizeram o desenho do circuito. Dentro de 15 ou 20 dias estaremos protocolando esse projeto na CBA. A gente espera que, em 30 dias, ele esteja aprovado. É um investimento altíssimo”, explicou.
A Stock Car
Principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car teve a primeira temporada disputada em 1979. Em 2023, serão disputadas 12 etapas, incluindo uma na Argentina, marcada para outubro, e a final no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Pilotos históricos do automobilismo brasileiro, como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Massa e Ricardo Zonta, Cacá Bueno e Thiago Camilo são alguns daqueles que formam o grid nesta temporada. O líder neste momento é Gabriel Casagrande