Bernie Ecclestone, ex-presidente da Fórmula 1, cutucou Felipe Massa em relação à ação que o piloto tomou contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fórmula 1 Manegement (FOM) em relação à edição de 2008 do torneio. Massa pediu esclarecimentos às entidades devido a uma possível manipulação do Grande Prêmio de Singapura.
A informação é do Marca. A ação de Massa teve em vista uma declaração do próprio ex-presidente, que disse que os chefes sabiam que o GP foi manipulado. Ecclerstone, de 93 anos, no entanto, afirmou que não se lembra de ter dito isso.
Para o ex-dirigente da F1, Massa pediu esclarecimentos apenas por dinheiro. Além disso, ele comparou o piloto ao britânico Lewis Hamilton em relação à polêmica da edição de 2021 com Max Verstappen. “Hamilton também poderia ter entrado com uma ação judicial contra a FIA junto com a Mercedes após o final não muito limpo da temporada de 2021 em Abu Dhabi”, disse.
Entenda
Felipe Massa entrou com uma ação contra a FIA e a FOM solicitando esclarecimentos em relação ao Grande Prêmio de Singapura, na edição da Fórmula 1 de 2008. O pedido da defesa do piloto leva em conta as falas de Bernie Ecclestone, ex-presidente da F1, que revelou que os chefes da Fórmula 1 sabiam que o Grande Prêmio de Singapura, em 2008, foi manipulado pela Renault.
“Deveríamos ter cancelado a corrida de acordo com os estatutos [da Federação Internacional de Automobilismo (FIA)]”, disse em entrevista ao site alemão F1 Insider. A organização decidiu não prosseguir com a investigação, nem expor o caso para “proteger o esporte”, mas o ex-chefe disse considerar Massa como o campeão legítimo daquele ano.
No escândalo conhecido como “Crashgate”, Nelsinho Piquet bateu propositalmente para beneficiar o então companheiro de equipe da Renault, Fernando Alonso, que venceu a corrida. Massa liderava o GP até o acidente e acabou perdendo pontos importantes na disputa do título com Lewis Hamilton. O caso foi revelado em 2009, ano em que Piquet foi demitido da Renault e, desde então, não competiu mais na categoria.
Massa finalizou o GP de Singapura na 13ª posição, enquanto Hamilton ficou em terceiro. O brasileiro acredita que o cancelamento da corrida seria determinante para que ganhasse o campeonato, decidido durante o GP de Interlagos, no Brasil. Durante a corrida brasileira, o piloto que defendia a Ferrari conquistou a primeira posição mas, terminando em quinto, Hamilton já tinha pontos suficientes para ser considerado campeão.