O australiano Daniel Ricciardo está de volta ao grid da Fórmula 1. O piloto, de 34 anos, será o substituto do holandês Nyck de Vries, de 28 anos, que foi demitido. As movimentações foram confirmadas na manhã desta terça-feira (11).
As mudanças são imediatas, e Ricciardo será o piloto no GP da Hungria, a ser disputado no próximo dia 23. Franz Tost confirmou a alteração nos pilotos em comunicado.
“Estou muito feliz por receber Daniel de volta na equipe. Não há dúvidas sobre suas habilidades de pilotagem, e ele já conhece muitos de nós, então a integração será fácil e direto ao ponto”, afirmou. “Gostaria de agradecer a Nyck por sua valiosa contribuição durante seu tempo na Scuderia AlphaTauri, e lhe desejo o melhor no futuro”, completou.
De Vries era um dos três calouros da Fórmula 1 em 2023. O holandês vinha com desempenho abaixo do esperado, sem somar nenhum ponto em dez etapas na temporada.
Ricciardo, por sua vez, tem carreira estabelecida e forte ligação com a Red Bull - que controla a AlphaTauri. O australiano passou pelo programa de formação de pilotos patrocinado pela escuderia e correu por Toro Rosso e Red Bull Racing.
Ele ainda passou por Renault e McLaren, mas sem repetir o mesmo sucesso. O australiano retornou à Red Bull neste ano para ser piloto de testes. Ele era especulado para substituir o mexicano Sérgio Pérez, que corre na escuderia principal e que faz temporada irregular como companheiro de Max Verstappen.