A Aston Martin anunciou, nesta quarta (24), a troca da montadora que fornecerá motores para a equipe a partir da temporada de 2026. Sai a alemã Mercedes e entra a japonesa Honda.
A Honda decidiu voltar à Fórmula 1 após a divulgação do novo regulamento para a temporada de 2026. A mais recente passagem da montadora pela Fórmula 1 foi entre 2015 até 2021 quando forneceu motores para McLaren (2015) e Red Bull (2018-2021).
“A Honda é uma empresa que tem histórico de crescer aceitando novos desafios e vencendo corridas. Com o novo regulamento de 2026, a chave para a vitória será um motor compacto, leve e potente com muita performance elétrica”, afirmou o CEO da empresa, Toshihiro Mibe.
A montadora japonesa tem longa história com a Fórmula 1. A participação, a partir de 2016, será a quinta passagem na categoria. Antes, forneceu motores para equipes durante os seguintes períodos: 1964-1968, 1983-1992, 2000-2008 e 2015-2021.
A janela de maior sucesso foi nos anos 80 e 90 do último século. Os três títulos conquistados por Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991) foram com motores japoneses. O título mais recente de um carro com o motor Honda foi em 2021 - o primeiro título de Max Verstappen.