Hugo Calderano marcou seu nome na história do esporte brasileiro neste domingo (20). O mesa-tenista de 28 anos foi o
Hugo Marinho Borges Calderano nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de junho de 1996. Ele começou a praticar o tênis de mesa aos oito anos. Com 14, se mudou para São Caetano do Sul-SP para treinar com a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa.
O atleta é o atual quinto colocado do ranking mundial do esporte. Com o título, o brasileiro passará a ocupar a quarta colocação. Além de campeão mundial, Hugo é tricampeão latino-americano e atual tricampeão pan-americano.
Torcedor declarado do Vasco, atualmente, Calderano defende o Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, onde foi campeão da Copa da Alemanha 2024/2025.
Carreira de recordes
Em 2013, Hugo foi o mais jovem mesa-tenista a vencer uma etapa do Circuito mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e o primeiro a vencer no mesmo ano etapas do Circuito Mundial Juvenil e Adulto.
Em 2014, ele conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. Foi a primeira, e até o momento única, medalha do tênis de mesa brasileiro em uma competição olímpica.
Com todos os feitos da carreira, Hugo Calderano já é considerado o maior mesa-tenista brasileiro e latino-americano da história.
Curiosidades
Fora dos ginásios, Hugo Calderano tem muitos outros talentos. O carioca é poliglota autoditada e fala sete idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, mandarim, francês e italiano.
O mesa-tenista aprendeu, sozinho, a ler e escrever sozinho aos quatro anos. Dos dez aos 12 anos, praticava vôlei e atletismo. Foi titular da Seleção Estadual de Vôlei e campeão estadual pré-mirim de salto em distância.
Hugo tem uma coleção de mais de 70 cubos de vários tipos e tamanhos. Seu recorde ao montar o 3X3 é 5,3 segundos. O esportista é, ainda, vegetariano.