Ouvindo...

Prévia das finais: Rebeca bate Biles no salto, mas é derrotada no solo e trave

Na soma dos aparelhos na disputa por equipes, norte-americana também levou a melhor sobre todas as outras adversárias

Grandes estrelas da ginástica artística feminina, Simone Biles e Rebeca Andrade foram destaques na disputa por equipes do Mundial da Bélgica, disputada nesta quarta-feira. A norte-americana foi fundamental na conquista da medalha de ouro, enquanto a brasileira foi o principal nome para a prata inédita alcançada pelo time nacional.

As apresentações foram uma prévia do que será visto nos próximos dias, nas finais individuais em que as duas campeãs olímpicas estarão presentes. Ao todo, elas se enfrentarão na decisão do individual geral, além de três aparelhos: trave, solo e salto.

Na trave, aparelho em que Rebeca Andrade dificilmente brigará por medalhas, Simone Biles foi amplamente superior. Na final por equipes, a norte-americana fez 14.300 pontos, enquanto a brasileira teve erros na apresentação e marcou 13.133.

Levando em conta a apresentação pessoal em todos os aparelhos, que será repetida na disputa do individual geral as duas também dominaram. Biles foi a melhor (58.732) e Rebeca Andrade teve a segunda melhor somatória (57.099).

Vitória de Rebeca

Atual campeã olímpica do aparelho, Rebeca Andrade teve a melhor nota no salto durante a final por equipes. A brasileira cravou o salto e recebeu a nota de 14.900. Simone Biles prezou pela segurança e não fez o salto mais difícil que tem no repertório, inclusive o que foi apresentado justamente nesta edição do Mundial.

Com a nota de partida mais baixa do que poderia fazer, a norte-americana ficou com 14.800. Agora, resta saber qual será a escolha da acrobacia para a final.

Show de Biles

As duas também foram as grandes estrelas e tiveram a melhor nota no solo. Neste aparelho, a norte-americana teve apresentação impecável e recebeu a nota 15.166. A brasileira também foi bem e superou a britânica Jessica Gadirova com 14.666. Todas essas disputas serão reeditadas nas finais individuais.

Veja programação do Mundial de Ginástica

Sexta-feira (06/10) - Final individual geral feminino

O Brasil terá duas representantes na final do individual geral feminino no Campeonato Mundial de Ginástica. Atual campeã, Rebeca Andrade é favorita a conquistar uma medalha, mas a dourada é difícil pela presença de Simone Biles. A norte-americana superou a brasileira em mais de dois pontos nas classificatórias.

A brasileira se classificou na quarta posição, com boas notas no salto, solo e trave. Se acertar a série nas barras assimétricas, ela tem grandes chances de ficar com a prata.

Flávia Saraiva teve participação fundamental para classificar a equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris. Sexta colocada na classificação, ela precisa acertar a série na trave e depende de alguns erros das adversárias para brigar pelo pódio.

Sábado (07/10) - Final salto feminino

Atual campeã olímpica no aparelho, Rebeca Andrade volta à final do salto no Campeonato Mundial, a partir das 9h50 deste sábado (7). Desta vez, a brasileira tem a concorrência de Simone Biles, dona do salto mais difícil da história da ginástica e grande favorita ao ouro.

Rebeca Andrade tem a britânica Jessica Gadirova e a sul-coreana Yeo Seo-jeong como as principais rivais pelas medalhas.

Domingo (08/10) - final trave feminina

A trave é o aparelho em que Rebeca Andrade chega com menos chances de medalha. Ela teve a nona melhor nota na classificação e se classificou pela presença de três chinesas entre as oito, o que não é permitido. O limite máximo é de duas atletas por país na final.

Apesar de não ser o mais forte da brasileira, a trave é aparelho com mais chances de erros e, consequentemente, surpresas. A disputa começa às 9h45.

Domingo (08/10) - Final solo feminino

A dobradinha entre Rebeca Andrade e Flávia Saraiva também estará presente na final do solo feminino, marcada para 11h30 deste domingo (8). As duas se classificaram como terceira e quarta, respectivamente, e estão na briga por uma medalha.

Como não poderia ser diferente, Biles tem a maior nota de partida é é grande favorita ao ouro. A britânica Jessica Gadirova teve a segunda melhor nota e é outra que chega forte na disputa

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais