Um dos esportes mais praticados no mundo pela sua popularidade na Índia, no Paquistão e na África do Sul, o críquete tem também adeptos no Brasil e acaba de ganhar um incentivo para passar a ser incentivado em escolas. O Cricket Brasil, sediado em Poços de Caldas, no Sul de Minas, e que tem a função de formar tantos do esporte no país, assinou um acordo de patrocínio com a multinacional Mahindra.
Com a parceria, o Cricket Brasil terá auxílio para levar o esporte às escolas e facilitar o desenvolvimento de comunidades carentes de algumas localidades brasileiras.
O críquete tem 5.500 jogadores registrados na federação nacional, sendo mais da metade do sexo feminino. A Seleção Brasileira Feminina venceu dois dos três últimos Campeonatos Sul-Americanos.
No Brasil, cabe à federação gerir as seleções do esporte, enquanto a função do Cricket Brasil é de formar novos talentos.
“O potencial desta parceria é enorme”, diz Matt Featherstone, diretor de desenvolvimento do Cricket Brasil. “Além do trabalho nas comunidades, ajudando a impulsionar o esporte no país, queremos incluir o chamado ‘jogo de cavalheiros’ nos currículos escolares”, completou.
“Como uma empresa orgulhosamente indiana, podemos dizer que a Mahindra Brasil tem o prazer de assinar um acordo de parceria e ser uma das patrocinadoras do Programa de Desenvolvimento com o Cricket Brasil”, afirmou Jak Torretta Jr, CEO da Mahindra Brasil.
Prakash Wakankar, ex-chefe de operações internacionais da Mahindra Rise e atual comentarista de críquete na Índia, também celebrou o acordo. “Todo mundo conhece o Brasil pelo amor ao futebol, mas estamos cientes de que o críquete está crescendo no país e queremos fazer parte disso. Queremos ajudar a desenvolver o jogo e mudar vidas por meio do esporte. No que diz respeito à responsabilidade social corporativa, não há nada melhor do que isso. É uma combinação perfeita”.
Fundado em 1945, o Grupo Mahindra tem 260 mil funcionários em mais de 100 países e é líder em equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tecnologia da informação e serviços financeiros na Índia. A empresa é ainda a maior empresa de tratores do mundo em termos de volume de vendas. A multinacional entrou no mercado brasileiro em 2012. Em 2016 a M&M assumiu a operação no Brasil.