O técnico Ramón Díaz até que tentou dar mais espaço para o argentino Luca Orellano, mas o jovem segue sem corresponder e desta vez ficou fora dos relaiconados para o confronto diante do América, nesta segunda-feira (25), às 20h (de Brasília), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
A ausência de Orellano surpreende pelo jogador ter sido cortado da relação por opção técnica de Ramón Díaz. O camisa 14 vascaíno é a contratação mais cara da equipe em 2023, por cerca de R$ 20,7 milhões ao Cruz-Maltino, por 60% dos direitos econômicos do jogador junto ao Vélez-ARG, mas não agradou a comissão técnica anterior e nem a atual.
O técnico anterior, Maurício Barbieri, chegou a dizer que o meia não se adaptava a determinadas funções exigidas, como atuar como meia central, um pedido do próprio Barbieri. Na época, Gabriel Pec vivia um ótimo momento e por isso Orellano acabou sendo opção para a promessa da base.
Orellano tem 21 jogos na temporada e nenhum gol marcado e apenas uma assistência. Na temporada passada pelo Vélez, ele deu quatro assistências e fez quatro gols em 50 jogos.