Depois do Cruzeiro, o Vasco foi mais um a assinar com a Liga Forte Futebol e terá o terceiro maior repasse de todos os clubes que já aderiram ao contrato com os investidores. Os responsáveis peloa aporte são o fundo de investimentos americano Serengeti e com a gestora de investimentos brasileira Life Capital Partners (LCP).
Com o acordo, o Cruz-maltino vai receber R$ 212 milhões, dois a menos que o Cruzeiro e um milhão a menos que o Fluminense. O Tricolor carioca foi o primeiro dos três a assinar com os investidores da Liga Forte Futebol. A informação inicial foi dada pelo ge e confirmada pela Itatiaia.
O acordo trata da venda dos direitos comerciais dos que assinaram em relação à Série A do Campeonato Brasileiro, pelos próximos 50 anos. Os investidores se comprometem a pagar até R$ 4,85 bilhões e, em contrapartida, receberão 20% das receitas futuras durante a duração da sociedade.
Os membros filiados à LFF acordaram a divisão nos seguintes moldes: 45% das receita divididas de forma igual entre os clubes; 30% por performance e 25% por fatores comerciais e de audiência.
Clique e siga os novos canais de esporte da Itatiaia: Twitter, Instagram, Threads e Facebook.
Burocracia
Há detalhes que ainda precisam ser acertados para que o contrato final seja assinado. Uma é a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que os clubes possam vender os direitos de transmissão de maneira conjunta. Outra é definir como fica a organização da governança com clubes em blocos diferentes.
As duas ligas não desistem de montar um bloco único para comercializar os direitos televisivos do Campeonato Brasileiro. Libra e LFF seguem com reuniões periódicas para tratar do tema.