Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Técnico da base do Sport revela visita ao City, e explica estágios com Guardiola

Thiago Larghi teve oportunidade de realizar estágios com Pep Guardiola em dois clubes europeus, no Bayern de Munique e no Manchester City

Thiago Larghi ao lado de Pep Guariola

Técnico do Sub-20 do Sport, Thiago Larghi, está ainda dando os primeiros passos na carreira, conforme ele mesmo admite. Aos 43 anos, paralelamente ao trabalho que desempenha, está sempre em busca de uma maior qualificação profissional. Foi nesse contexto que, por duas vezes nos últimos anos, realizou um estágio profissional com um dos treinadores mais prestigiados da atualidade, Pep Guardiola, comandante do Manchester City.

Thiago Larghi teve oportunidade de realizar estágios com Pep Guardiola em dois clubes europeus, no Bayern de Munique e no Manchester City, em 2016 e 2021, respectivamente. “Foi um estágio, não cheguei a trabalhar com ele. Mas tive a oportunidade de acompanhar algumas sessões de treinamento tanto no Bayern de Munique quanto no Manchester City”, contou à Itatiaia.

"É um profissional vencedor, de qualidade, tem baita equipe na mão, clube com processos muito bem definidos, com gestão bem definida, e acompanhar isso no dia a dia, ver a execução, acompanhando em campo foi um grande privilégio. Procuro aprender. Estou ainda no início de carreira e tem bastante coisa para assimilar e me formar da melhor maneira possível”, complementou Larghi

Quando foi contratado pelo Sport, em setembro, o treinador estava na Inglaterra estudando inglês. Lá, inclusive, vinha acompanhando de perto alguns jogos do City. Larghi explicou que nos últimos anos tem se dedicado à qualificação profissional.

“O principal [nos [últimos anos] foi ter estudado muito, acompanhado os jogos muitas vezes in loco, feito visitas a clubes. Estava na Inglaterra, tinha acabado de ver um jogo do City lá, tinha feito uma visita ao clube. Estava lá para estudar inglês, melhorar a questão das línguas é importante para o treinador. Ele tem que se capacitar. Quando vemos profissionais vindo para cá, não temos que reclamar, mas nos qualificar para também alcançar novos mercados. O que fiz nesse período foi me preparar constantemente”, afirmou.

No currículo, Larghi soma passagens como treinador das equipes profissionais do Atlético e do Goiás, e foi auxiliar-técnico de Oswaldo de Oliveira no Sport, em 2017, e esteve na mesma função no ano passado, no Corinthians. Em 2013 e 2014, também compôs a comissão técnica da Seleção Brasileira nas Copas das Confederações e do Mundo, ao lado do técnico Felipão.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.