Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Após reestruturação, Sport recupera o Certificado de Clube Formador

Clube havia perdido o certificado, atestado de qualificação concedido pela CBF, há três anos

Representantes pernambucanos estiveram na sede da CBF nesta quarta-feira

Exatamente dois meses após passar por uma vistoria no Centro de Treinamento José de Andrade Médicis, o Sport recebeu de volta, nesta quarta-feira (12), o Certificado de Clube Formador (CCF). O Leão estava há três anos sem este atestado de qualificação, concedido pela Confederação Brasileira de Futebol com impacto direto em questões legais relacionadas à formação dos atletas.

“O CCF é o reflexo e o reconhecimento do que vem sendo feito na base desde o início do ano passado, com investimentos estruturais, como a reforma no alojamento, que trouxe mais comodidade e bem-estar para os atletas, além de um investimento em mão de obra, com profissionais de ponta”, destacou o presidente do Sport, Yuri Romão.

O mandatário rubro-negro esteve nesta manhã, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, acompanhado do vice-presidente de Competições, Augusto Carreras, e do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Ambos foram recebidos pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Assim como adiantado pela Itatiaia há dois meses, após reestruturação no seu CT, o Sport passou a atender a todos os requisitos basilares solicitados pela CBF, com técnicos e preparadores físicos exclusivos; participação em competições oficiais; assistência médica e educacional; além de laudos técnicos do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento - além de investimento no corpo de profissionais à disposição dos atletas, como contratação de psicólogos, por exemplo

De acordo com o clube, o departamento de futebol de base recebeu cerca de R$ 3,4 milhões em investimento no ano passado. Para este ano, a previsão é de que este orçamento seja ainda maior: cerca de R$ 4 milhões.

O que muda para o Sport com o CCF

Certificado de Clube Formador tem como objetivo atestar quais clubes cumprem com os requisitos estabelecidos pela Lei Pelé (L.9615/98) para a devida formação técnica e social de atletas no Brasil. A CBF destaca, em documento oficial, que o CFF tem natureza exclusivamente desportiva e sua finalidade é intitular o clube a pleitear a indenização por formação estabelecida na Lei Pelé.

“O certificado dá ao Sport uma chancela nacionalmente que o coloca de forma reconhecida perante o mercado, seja clubes, empresários e familiares de atletas. E traz uma segurança jurídica ao clube, que passa a estar resguardado quanto à amarração dos vínculos dos atletas menores de 16 anos com um contrato de desenvolvimento profissional”, pontuou João Marcelo, coordenador geral da base.

É neste ponto, jurídico, que está uma das maiores conquistas rubro-negras na recuperação deste título. Em paralelo a tudo isso, o Sport realiza uma reforma nos gramados do Centro de Treinamento, com a implantação de um gramado sintético especialmente para a sua base.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.