Às vésperas de completar 39 anos - o que acontecerá no próximo dia 11 de junho -, o atacante Vagner Love segue se apresentando em alto nível pelo Sport. E fazendo história. Campeão pernambucano, vice-campeão da Copa do Nordeste e goleador da equipe na temporada, o atleta assumiu na última rodada da Série B a artilharia da competição. Um feito que, incrivelmente e ineditamente, poderá ser repetido após duas décadas.
Afinal, foi no início da carreira, vestindo a camisa do Palmeiras, em 2003, que Vagner Love, então com 19 anos, terminou aquela competição com a dobradinha: o título e a artilharia, marcando 19 gols em 28 jogos disputados.
Love assumiu a artilharia da Série B deste ano frente aos rivais com uma vantagem. O Sport tem dois jogos a menos que a maioria das equipes - visto que perdeu as duas primeiras rodadas por falta de calendário. Assim, o atacante marcou cinco gols em seis jogos realizados - sendo dois deles na vitória do último final de semana contra o ABC, na Ilha do Retiro. Os vice-artilheiros Derek e Bruno Mendes, ambos do Guarani, marcaram quatro vezes, com nove e sete jogos, respectivamente.
Apenas nesta temporada, Love marcou 17 gols e deu oito assistências - com 25 participações em gols, só fica abaixo de Luciano Juba, com 30. A última vez que ele havia feito tantos gols na carreira foi no Alanyaspor, da Turquia, quando na temporada 2016/17 marcou 23 gols em 28 jogos. Na altura, vale destacar, ele tinha entre 32 e 33 anos. O fôlego e a longevidade do atleta surpreendem até o mesmo ao técnico Enderson Moreira.
"É claro que a gente fica surpreso porque não é comum, não é o que a gente observa. Ele tem um vigor físico, uma coisa genética também que é muito forte. Mas é muito dedicado e se empenha muito para estar em forma. É fominha também, sempre pergunto como está e ele responde ‘estou bem, tranquilo, professor’. Estamos sempre conversando porque estamos tentando preservá-lo ao máximo porque é um jogador muito importante”, disse o treinador rubro-negro.
Currículo de vencedor
Entre a primeira vez que foi artilheiro da Série B e a ponta da artilharia atual, Vagner Love conquistou um currículo imenso: campeão da Copa América com a Seleção Brasileira, 15 vezes campeão com o CSKA Moscou, campeão das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, campeão da Liga Europa. Com 23 títulos somados no currículo, o atacante é o jogador mais vitorioso do elenco rubro-negro. E um dos mais aplicados.
“Vagner não é só finalizador, o cara dá assitência, passe, gira, consegue acionar extremo. É um jogador que está muito bem não só pelos gols, mas pela postura, determinação. Ajuda muito a nossa equipe. Defensivamente está sempre correndo, fechando espaços. A gente fica muito feliz e com todo histórico do jogador ele demonstra um comprometimento e alegria jogar futebol muito bonitos. É sempre prazeroso para quem está aqui”, acrescentou Enderson Moreira.
Vagner Love volta a jogar pelo Leão nesta quinta-feira (1), às 19h30 (de Brasília), quando a equipe terá a difícil missão de reverter a vantagem do São Paulo, nas oitavas de finais da Copa do Brasil. No jogo de ida o Tricolor venceu por 2 a 0, na Ilha do Retiro.