Após aproximadamente três anos, o Sport está muito próximo de recuperar o Certificado de Clube Formador (CCF). O Centro de Treinamento José de Andrade Médicis passou por uma vistoria na última quarta-feira (10) e recebeu sinalização positiva, atestando que o Leão volta a reunir condições estruturais de acordo com as exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A informação foi confirmada à Itatiaia, nesta sexta-feira (12), pelo coordenador Geral das Divisões de Base do Sport, João Marcelo Barros. De acordo com o gestor, o clube investiu em reforma nos quartos, compra de ar-condicionados, novas camas, numa nova área de lazer, além de contratação de mão de obra especializada requerida pela CBF.
“Por exemplo, os alojamentos não eram refrigerados, tínhamos atletas treinando às 10h e voltando para o quarto num calor absurdo. Apenas de ar-condicionado foram investidos mais de R$ 60 mil. Fora mão de obra: o clube não tinha uma pedagoga. Passou a ter um núcleo social, tudo isso demanda da CBF para chegarmos ao certificado”, explicou João Marcelo.
“Eu acredito que ainda este mês, no início de junho, tenhamos esse certificado. Todos os itens foram atendidos. Temos tudo”, reforçou o presidente do clube, Yuri Romão.
Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), entidade responsável pela vistoria em representação à CBF, confirmou a aprovação. “Havia apenas uma pendência, mas o clube encaminhou ontem (quinta-feira) e eu já reencaminhei [para a CBF] e assinei a vistoria com o termo de responsabilidade etc”, ratificou.
O Sport agora atende a todos os
Dos 775 clubes profissionais no país, atualmente apenas 39 têm os documentos em dia e são considerados pela entidade máxima do futebol nacional como clubes formadores. No Nordeste, atualmente, estão na lista apenas o Bahia de Feira e Bahia (BA), Ceará e Fortaleza e Retrô (PE). No Recife, Santa Cruz e Náutico estão com certificados revogados desde junho de 2018 e outubro de 2015, respectivamente.
O que muda para o Sport com o CCF
Certificado de Clube Formador tem como objetivo atestar quais clubes cumprem com os requisitos estabelecidos pela Lei Pelé (L.9615/98) para a devida formação técnica e social de atletas no Brasil. A CBF destaca, em documento oficial, que o CFF tem natureza exclusivamente desportiva e sua finalidade é intitular o clube a pleitear a indenização por formação estabelecida na Lei Pelé.
É neste ponto, jurídico, que está uma das maiores conquistas rubro-negras na recuperação deste título. “Muda muito. Primeiro, é o uma chancela para o mercado, para outros clubes, para agentes, família dos atletas da base e para os atletas, porque a gente atende o padrão mais exigente praticado no futebol brasileiro”, disse João Marcelo Barros.
“E tem outro ponto que é a segurança jurídica que passamos a ter com atletas com contrato de formação. A gente não pode, por Legislação, firmar contrato profissional com atletas menores de 16 anos. Para isso, existe a modalidade de contrato de formação. E não ter o Certificado não dá segurança jurídica, outro clube pode chegar e levar o jogador que quiser. Isso vai deixar de acontecer”, acrescentou o coordenador da base rubro-negra.
Em paralelo a tudo isso, o setor divulgou também nesta sexta-feira que o setor de captação do departamento de futebol de base, criado no fim do ano passado, completou nove meses acumulando a avaliação de mais de 1300 atletas e assinados 36 contratos, o que também reforça a preocupação do clube no desenvolvimento e formação de atletas.
Lista de clubes formadores (atualizada em 9 de maio de 2023)
Associação Chapecoense de Futebol (SC)
Associação Desportiva Bahia de Feira (BA)
Associação Esportiva Dinamo Esporte Clube (MG)
América Futebol Clube SAF (MG)
Avaí Futebol Clube (SC)
Azuriz Futebol de Alta Performance Ltda. (PR)
Barra Futebol Clube (SC)
SAF Botafogo (RJ)
Ceará Sporting Club (CE)
Club Athletico Paranaense (PR)
Club de Regatas Vasco da Gama (RJ)
Clube Atlético Mineiro (MG)
Clube de Regatas do Flamengo (RJ)
Coimbra Esporte Clube Ltda. (MG)
Coritiba Foot-ball Club (PR)
Criciúma Esporte Clube (SC)
Cruzeiro Esporte Clube SAF (MG)
Cuiabá Esporte Clube - Sociedade Anônima do Futebol (MT)
Desportivo Brasil Participações Ltda. (SP)
Esporte Clube Bahia (BA)
Esporte Clube Juventude (RS)
Ferroviária Futebol S/A (SP)
Figueirense Futebol Clube SAF (SC)
Fluminense Football Club (RJ)
Fortaleza Esporte Clube (CE)
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (RS)
Grêmio Novorizontino (SP)
Grêmio Osasco Audax Esporte Clube (SP)
Ituano Futebol Clube (SP)
Porto Vitória Futebol Clube Ltda - Me (ES)
PSTC Centro de Treinamento de Futebol do Paraná (PR)
Red Bull Bragantino Ltda. (SP)
Retrô Futebol Clube Brasil (PE)
Santos Futebol Clube (SP)
São Paulo Futebol Clube (SP)
Sociedade Esportiva Palmeiras (SP)
Sport Club Corinthians Paulista (SP)
Sport Club Internacional (RS)
Volta Redonda Futebol Clube (RJ)