Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Gol de Enílton? Técnico do Sport rechaça lembrança da Copa do Brasil de 2008: “Claro que não”

Treinador rubro-negro evitou dar muita ênfase a gol do Leão marcado nos acréscimos

Enílton marcou um gol histórico para o Sport

O Sport perdia para o Ceará por 2 a 0 até os 52 minutos do segundo tempo. No jogo da volta, na Ilha do Retiro, precisaria vencer por pelo menos três gols de diferença para ser campeão da Copa do Nordeste no tempo normal. O gol contra, marcado por David Ricardo, entretanto, deu novo ânimo à torcida rubro-negra, que imediatamente remeteu a um fato histórico para o clube: o gol de Enílton, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, em 2008.

Há 15 anos, o Leão perdia a finalíssina do torneio nacional para o Corinthians, no Morumbi, por 3 a 0. Nos últimos instantes do jogo, um gol marcado pelo atacante Enílton mudaria a história da decisão. Ainda com o gol qualificado no regulamento, o Leão precisaria de um 2 a 0 para se sagrar campeão na Ilha do Retiro. E foi o que aconteceu em 11 de junho daquele ano.

Passada uma década e meia, a torcida do Sport não esqueceu o fato. E encheu as redes sociais de comparações entre 2023 e 2008. Uma empolgação que o técnico Enderson Moreira deixou apenas para os torcedores.

“Claro que não [tem nada a ver]. Cada situação é diferente. Se fosse 2 a 0 aqui, eu com a minha humildade, com a minha sinceridade, falo que seríamos capazes de poder reverter. E no 2 a 1 é claro temos uma expectativa enorme de reverter isso. Não vou dizer que vamos, porque depende. Tudo é dia, momento”, afirmou o treinador do Leão.

Vale destacar, entretanto, que o Sport precisará reverter na Ilha do Retiro o seu único algoz em 2023. Em 26 jogos, o Leão soma 19 vitórias, cinco empates e duas derrotas. Ambas para... justamente o Ceará.

“A primeira derrota nossa para a equipe do Ceará [na primeira fase da Copa do Nordeste) é num jogo completamente diferente. No jogo passado, a gente merecia um outro resultado. Muito acima. Hoje não. Hoje eu acho que, em um determinado momento, eles poderiam ter ampliado a vantagem”, observou Enderson Moreira.

“Não acho que eles mereceram em termos de construção, envolvimento, de jogo, de chances, jogo com autoridade talvez o suficiente para abrir 2 a 0 no primeiro tempo. Mas, em contrapartida, no segundo tempo tiveram oportunidades. Contra-ataques que eles tiveram escolhas erradas. A equipe do Ceará tem uma maneira clara de jogar e a gente sabe e são eficientes. Sempre a eficiência é que faz a diferença no futebol”, analisou o técnico do Sport.

Sport e Ceará fazem o jogo da volta no próximo dia 3 de maio, na Ilha do Retiro, às 21h. O jogo valerá o título da competição e uma premiação milionária.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.